30/12/2012

Gl.Ef.Fl.Cl.Ts

VERSÃO DA CARTA DE PAULO AOS GÁLATAS

Gl 1- a) Cristo.
Paulo apóstolo por Jesus e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos, aos irmãos da Galácia. Graça e paz da parte de Deus Nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo, que se entregou por nossos pecados, para nos libertar da perversidade do mundo.

b) Infidelidade e tradição.
Admiro-me de que tão depressa passaram daquele que os chamou à graça de Cristo para outro evangelho. Há pessoas que anunciam um evangelho diferente, causando confusão, mas seja quem for, considere-o maldito, e seja excomungado.

c) Espírito Santo.
Não recebi o evangelho de homens, mas por revelação de Jesus Cristo. Vocês sabem que eu era um judeu zeloso, e perseguia a igreja. BREVE HISTÓRIA DE PAULO.

Gl 2- a) Pedro.
Quando Pedro veio a Antioquia o censurei, pois comia com os pagãos convertidos, mas quando Tiago e seus partidários chegaram, ele se afastou dos irmãos.

b) Lei e fé.
Ninguém se justifica pela lei, mas pela fé em Jesus. Pela fé morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz com Cristo. Eu vivo, mas não sou eu, é Cristo que vive em mim. Se voltar para a lei, volta para o pecado, e Cristo não é ministro do pecado. E se a justiça vem pela lei, então Jesus morreu em vão.

Gl 3- a) Fidelidade e tradição.
Ó insensatos Gálatas! Quem lhes fascinou? Vocês a quem apresentei a imagem de Jesus crucificado? São levianos, pois começaram pelo Espírito, e querem acabar na carne.

b) Fé e Espírito.
Saibam que só os que tem fé são filhos de Abraão, pois nele todos os povos foram abençoados, e a bênção de Abraão se estendeu aos pagãos, e por Cristo e pela fé nele, recebemos o Espírito prometido.

c) Filhos de Deus.
A lei foi uma pedagoga para nos levar a Cristo, mas depois que veio a fé, não dependemos mais dela, pois todos somos filhos de Deus pela fé em Jesus. Quem foi batizado se revestiu de Cristo, e sem distinção de pessoas somos um com ele, e herdeiros da promessa de Abraão.

Gl 4- a) Somos filhos de Deus.
Na plenitude dos tempos Deus enviou seu Filho. Nasceu de uma mulher e sob a lei, para remir os que estavam sob a lei, e adotá-los como filhos. Portanto deixaram de ser escravos, e se tornaram também herdeiros de Deus. A prova disso é o Espírito de seu Filho que clama: Pai!

b) Idolatria.
Quando desconhecemos (ou nos afastamos) Deus servimos aos que não são deuses, que nos escravizam.

c) Cristo em nós.
Irmãos, por quem sinto de novo dores de parto até que Cristo seja formado em vocês.

Gl 5- a) A liberdade.
Cristo nos libertou para sermos livres, então esteja firme para não se submeter ao jugo da escravidão. A circuncisão nos separa de Cristo, e ele não nos justificará. Não abuse da liberdade que ganhou, mas faça-se servo uns dos outros pela caridade. Ama ao próximo como a si mesmo.

b) Escolha o Espírito Santo.
Deixe-se conduzir pelo Espírito, não satisfaça o apetite da carne, porque eles são contrários uns aos outros.

c) Obras da carne.
As obras da carne são: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdia, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e similares. Afaste-se destas coisas.

d) Os frutos do Espírito
Os frutos do Espírito são: caridade, paz, alegria, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, temperança, brandura. Contra estas coisas não tem lei. Quem vive no Espírito, anda de acordo com o Espírito.

e) O homem.
Não sejamos ávidos de vanglória. Nada de provocações, e nada de inveja entre vocês.

Gl 6- a) A igreja.
Se alguém cair em falta oriente-o em espírito de mansidão, e se cuide para não cair também. Cada um que carregue seu fardo, mas se ajudem uns aos outros, e assim seguem a lei Cristo. Quem pensa ser alguma coisa se engana. Examinem seu comportamento, e se glorie do que lhe pertence, e não do que é de outro.

b) Despedida.
________________________________________________________________________




VERSÃO DA CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS

Ef 1- a) Santo, Cristo.
Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis aos seus olhos, em Cristo. E pelo sangue de Cristo temos redenção e remissão dos pecados, porque Deus derramou profusamente e ricamente sobre nós, graças em torrentes de sabedoria e de prudência. Em Cristo, Deus reuniu todas as coisas que estão nos céus e na terra.

b) Predestinação ou livre arbítrio.
Deus no seu amor nos predestinou para sermos adotados como seus filhos, por Jesus, e por sua vontade e graça, nele fomos escolhidos, e predestinados segundo a vontade de Deus.

c) Espírito Santo.
Quem crê no Evangelho é selado com o Espírito Santo que foi prometido como penhor da herança, até a redenção de todos.

d) Cristo ou Deus.
Em minhas orações rogo ao Deus do Nosso Senhor Jesus, o Pai da glória, que lhes dê um espírito de sabedoria, que lhes revele seu conhecimento, que ilumine seus corações, entendam para que foram chamados, e compreendam o poder de Deus sobre nós. O mesmo poder que manifestou ressuscitando Jesus dos mortos, e o fazendo sentar à sua direita no céu.

e) Cristo e Igreja.
E sujeitou aos pés de Cristo todas as coisas. Constituiu-lhe chefe supremo da igreja, que é o seu corpo, seu receptáculo.

Ef 2- a) Homem ou satanás.
E vocês que estavam mortos por seus pecados, seguindo o modo de viver deste mundo, do príncipe das potestades do ar, do espírito que atua nos rebeldes. Mortos, vivendo os desejos carnais, fazendo a vontade da carne e da concupiscência, que os torna por natureza verdadeiros objetos da ira de Deus.

b) Fé e obra.
Mas Deus que é rico em misericórdia, levado pelo grande amor que tem a nós, nos deu a vida, e nos ressuscitou com Cristo. Fomos salvos de graça pela fé. Isto não vem dos nossos méritos, nem das obras, para que ninguém se glorie, mas é dom de Deus.

Ef 3- Função da igreja.
E agora, as denominações e as potestades celestes podem conhecer, pela Igreja, a diversidade da sabedoria divina que Deus realizou por Cristo. E pela fé em Jesus temos plena confiança que nos aproximamos de Deus. Assim peço a Deus que fortaleça todos pelo Espírito, para que cresça o seu homem interior. Desejo que Cristo habite seus corações, firmes na caridade.

Ef 4- a) Igreja.
Exorto que levem uma vida com humildade, amabilidade, grandeza de alma, suportando-se na caridade. Sejam solícitos em conservar o Espírito ligados pela paz. Sejam um só corpo e um só espírito, pois só há um Senhor, uma só fé, um só batismo.

b) Deus.
Há um só Deus e Pai de todos, que atua sobre todos, por todos e para todos.

c) Funções da igreja.
Uns são apóstolos, outros profetas, evangelistas, pastores, doutores para o aperfeiçoamento dos fiéis, para construir o corpo de Cristo, até que cheguem à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, que cheguem à maturidade de Cristo.

d) Homem ou demônio.
Para que não continuem como crianças agitados por uma doutrina qualquer, criadas pela maldade de homens enganadores.

e) Conversão ou demônio.
Não insistam em viver como os pagãos, seguindo idéias frívolas, com o entendimento obscurecido, porque a ignorância e o endurecimento do coração nos afastam da vida em Deus. Um discípulo de Cristo deve renunciar à sua vida passada, se despojar do homem velho corrompido pelas concupiscências enganadoras. Renovando sem cessar o sentimento da alma, e revestindo-se do homem novo, criado à imagem de Deus, em justiça e santidade.

f) As virtudes.
Renuncie à mentira. Mesmo em cólera não peque. Não guarde ressentimento, desculpe-se. Não roube. Não fale palavras más, mas as que edificam. Não contriste o Espírito Santo. Tire do meio de vós toda amargura, ira, indignação, gritaria, calúnia e malícia. Seja bondoso, compassivo, e se perdoem.

Ef 5- a) Pecados.
Sejam imitadores de Deus, como filhos amados. Progridam na caridade, tendo Cristo como exemplo. Evitem a fornicação, a impureza, a avareza, a obscenidades e as conversas tolas.

b) Comportamento e virtudes.
Antes vocês eram trevas, agora são luz no Senhor, então se comportem como filhos da luz. Os frutos da luz são: a bondade, a justiça e a verdade. Procurem o que é agradável ao Senhor, e não sejam cúmplices das trevas, ao contrário, condenem abertamente.
Cada um preste atenção em sua conduta, para que ela seja igual à dos sábios que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus. Recitem salmos e hinos. Cantem e celebrem de coração os louvores do Senhor. Rendam graças a Deus Pai, em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo, sem cessar e por todas as coisas.

c) Vida familiar e vida religiosa.
Sujeitem-se uns aos outros. As esposas sejam submissas aos maridos, como se fosse o Senhor, pois ele é o seu chefe, como Cristo é o chefe da Igreja. Esposas sejam submissas aos maridos, assim como a Igreja é submissa a Cristo. Os maridos amem suas mulheres, como Cristo ama a Igreja, a ponto de se entregar por ela para santificá-la.

Ef 6- a) Vida familiar.
Filhos obedeçam aos pais. Pais não exasperem seus filhos, mas os crie na educação e na doutrina do Senhor. Empregados obedeçam aos seus senhores terrenos, com temor e sinceridade, como servos de Cristo, que fazem de bom grado a vontade de Deus. Senhores respeitem seus serviçais, e saibam que o Senhor, deles e seu, está no céu, e não faz distinção de pessoas.

b) Luta espiritual.
Irmãos se fortaleçam no Senhor. Vista a armadura de Deus para resistir às ciladas do demônio, pois não lutamos com homens, mas contra forças espirituais do mal espalhadas no ar. Vista-se com a armadura de Deus para resistir, e se manter inabalável no cumprimento do seu dever.

c) Armadura do Cristão.
A cinta é a verdade. A couraça da justiça. Calçados com a prontidão para anunciar o evangelho da paz. O escudo é a fé. O capacete da salvação. A espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus. Intensifique as orações, invocações e súplicas, e ore pelo Espírito.

d) Despedida.
________________________________________________________________________



VERSÃO DA CARTA DE PAULO AOS FILIPENSES

Fl 1- a) Cristo.
A todos os santos em Jesus, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus. Que sua caridade se enriqueça cada vez mais de compreensão e critério, para discernir o que é mais perfeito. E se tornem puros e irrepreeensíveis para o dia de Cristo, cheios de frutos da justiça que provém de Jesus, para a glória de Deus.

b) A morte.
Meu desejo e esperança é que Cristo seja glorificado em mim, quer pela minha vida, quer pela minha morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Desejaria a morte para estar com Cristo, mas viver é necessário para a evangelização.

Fl 2- a) Humildade.
Permaneçam unidos no mesmo amor, tenham uma só alma e pensamento. Nada de partidos ou de vanglória. Que a humildade lhes ensine a considerar o outro superior, e assim cada um atenda os interesses do outro, e não o seu. Estimem-se em Cristo para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus.

b) Cristo é Senhor.
Sendo Cristo de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas se aniquilou assumindo a condição de escravo, e se assemelhou ao homem. Sendo reconhecido como homem, se humilhou ainda mais, e obedeceu até à morte. Por isso Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que está acima de todos os nomes, Senhor!

c) Deus e o servo.
Trabalhe sua salvação com temor, pois Deus segundo seu beneplácito, é quem realiza em nós o querer e o fazer. Faça tudo sem reclamar ou criticar, para ser irrepreensível, íntegro filho de Deus, no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde se deve brilhar como luz, e levar ao mundo a palavra da vida. Envio-lhes Timóteo, um servo interessado por vocês em Jesus Cristo, e não busca os seus interesses. Sintam sua inabalável fidelidade a mim, e como um filho, se dedica comigo ao serviço do evangelho.

Fl 3- a) Cristo.
Eu (Paulo) era Judeu zeloso, irrepreensível, perseguidor da Igreja. Mas tudo isso que era vantagem, agora acho perda, quando comparado com o bem supremo, que é o conhecimento de Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei, e considerei esterco, só para estar com ele.

b) Fases do homem.
Mas ainda não atingi minha meta, que é estar com ele. Não cheguei à perfeição, mas me empenho para conquistá-la, pois fui conquistado por Jesus. Persigo o alvo rumo ao prêmio celeste ao qual Deus nos chama em Jesus. Aconselho aos mais aperfeiçoados, que se dediquem a isso. Quem sente outras coisas, Deus os esclarecerá. Contudo, seja qual for o grau que chegou, o importante é prosseguir firme.

c) Modelos.
Irmãos, sejam meus imitadores, olhem atentamente para quem vive segundo o exemplo que damos, pois há muitos líderes que se comportam como inimigos de Cristo, mas o destino deles é a perdição.

Fl 4- a) Exortação à oração.
Alegrai-vos sempre no Senhor! E que a bondade de Deus seja conhecida de todos os homens. O Senhor está próximo. Não se inquiete por nada! Em todas as circunstâncias apresente a Deus suas preocupações, em oração, súplicas e ação de graças. E a paz de Deus, que excede a toda inteligência, há de guardar seus corações e seus pensamentos, em Cristo.

b) Pensar e fazer.
Irmãos os pensamentos devem ser: verdadeiro, amável, nobre, justo, puro, de boa fama, virtuoso e louvável. Ponham em prática tudo o que aprenderam, receberam, ouviram e observaram em mim, e o Deus da paz estará com vocês.

c) Flexibilidade e humildade.
Aprendi a contentar-me com o que tenho. Aprendi a viver na penúria e na abundância, a ter fartura e passar fome. Posso tudo naquele que me conforta.

d) Despedidas.
________________________________________________________________________



VERSÃO DA CARTA DE PAULO AOS COLOSSENSES

Cl 1- a) A Igreja e ao homem.
Oramos por vocês, e pedimos a Deus para lhes conceder o pleno conhecimento de sua vontade, sabedoria e espiritualidade. Para que se comportem de maneira digna do Senhor, procurando agradá-lo em tudo, frutificando com boas obras, e crescendo no conhecimento de Deus. Para que sejam pacientes, contentes, tudo suportar com longanimidade, e agradecidos ao Pai, que lhes fez dignos de participar da herança dos santos na luz.

b) Cristo Verbo de Deus.
Deus nos tirou das trevas, e nos introduziu no Reino de seu Filho amado, no qual temos a redenção, e a remissão dos pecados. Jesus Cristo é a imagem de Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Nele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, ele existe antes de todas as coisas, e tudo subsiste nele.

c) Jesus homem.
Jesus é a cabeça da Igreja, o Princípio, o primogênito entre os mortos. Deus fez habitar nele a plenitude de dons e graças, para através dele reconciliar a criação consigo, ao preço do seu sangue, e assim restabelecer a paz entre tudo que existe na terra e no céu.
Há pouco tempo vocês eram alheios a Deus, e inimigos por pensamentos e obras más, eis que agora Jesus reconciliou vocês pela morte do seu corpo humano, para que se apresentem imaculados, irrepreensíveis e santos aos olhos de Deus.

d) Fidelidade e perseverança.
É necessário que permaneçam fundados e firmes na fé, inabaláveis na esperança do Evangelho que ouviram. Vejo que suportam os sofrimentos, e assim a Igreja completa em seu corpo, o que falta às tribulações de Cristo.

Cl 2- a) Missionário.
Tudo sofro para que os seus corações sejam reconfortados. E unidos na caridade sejam enriquecidos de plena inteligência, e assim conheçam o mistério de Deus que é Cristo, onde se esconde tesouros de ciência e sabedoria.

b) Tradição, secularismo e materialismo.
Cuidem-se para que ninguém engane vocês com discursos sedutores. Estou com vocês presente em espírito, e me alegro em ver a firmeza da vossa fé em Cristo. Vivam no Senhor como lhes ensinamos, com fé inabalável, e coração a transbordar de gratidão. Que ninguém os engane com doutrinas baseados nas tradições e coisas do mundo, sem se apoiar em Cristo. Ninguém pode criticar vocês por causa de comidas, bebidas, festas, sábados e luas.
Não deixem que lhes roubem o troféu da vitória da corrida que correm, sob pretexto de humildade, culto aos anjos e tradições que desencaminham as pessoas por um espírito materialista, e as afastam da cabeça que é Cristo. Se em Cristo estão mortos para o mundo, porque seguir as coisas do mundo? As normas e doutrinas humanas, que parecem sabedoria, exibem humildade e austeridade corporal, mas não têm valor real, e só satisfazem aos homens.

c) Cristo e o homem novo.
Em Jesus habita corporalmente a plenitude da divindade. Ele é a cabeça de todo principado e potestade. Nele fomos circuncidados deixando nosso ser carnal. Fomos sepultados com ele no batismo, e com ele ressuscitamos pela fé no poder de Deus.

Cl 3- a) O homem novo.
Quem ressuscitou com Cristo, deve buscar as coisas do alto, onde ele está sentado à direita de Deus. Afeiçoar-se às coisas do alto e não às da terra, porque está morto, e a sua vida está escondida em Cristo. Mate o que tem de terreno, devassidão, maus desejos, impureza, paixões, cobiça, maldade, palavras torpes, ira, animosidade, maledicência, enganação e vícios. Deixe o homem velho, e se revista do homem novo, que se restaura a todo instante à imagem daquele que o criou até atingir o perfeito conhecimento. Então será revestido de entranhada misericórdia, humildade, bondade, doçura, paciência, suportando-se, e perdoando se, mutuamente.

b) A paz de Cristo.
Triunfa nos seus corações a paz de Cristo, para formar um único corpo. Que a palavra de Cristo permaneça entre vós para que se instruam. Cantem hinos e salmos. E em tudo deem graças.

c) Relações familiares.
Mulheres sejam submissas aos maridos. Maridos amem suas mulheres, e as tratem bem. Filhos obedeçam aos pais. Pais não irritem seus filhos. Servos sirvam de bom coração, como se servissem a Deus, e não a seus patrões. Senhores tratem seus servos com justiça e igualdade, e  lembre-se que vocês também têm um Senhor no céu.

Cl 4- a) Sejam perseverantes na oração, acompanhada de ações de graças. Proceda com sabedoria no trato com os visitantes, e aproveitem todas as circunstâncias.

b) Despedidas.
________________________________________________________________________



VERSÃO DA PRIMEIRA CARTA DE PAULO AOS TESSALONICENSES

1Ts 1- O fiel.
Dou graças à Deus quando penso nas obras da sua fé, nos sacrifícios pela caridade, e na firme esperança em Nosso Senhor Jesus, sob o olhar de Deus. O Evangelho lhes foi pregado por palavra, e com o poder do Espírito Santo. Assim se fizeram nossos imitadores, e se tornaram modelo para a Macedônia e a Acaia.

1Ts 2- Missionário.
Nunca fomos aduladores ou interesseiros, e Deus sabe que não buscamos glórias humanas. Como apóstolos podíamos nos apresentar como autoridade, mas fomos discretos, e trabalhamos dia e noite para não ser pesado a ninguém.

1Ts 3- Enviei-lhes Timóteo para fortalecê-los, e encorajá-los na fé. Ele nos trouxe excelentes notícias de vocês, e isto nos consola em nossas tribulações.

1Ts 4- a) O fiel.
Aprenderam como agradar a Deus, e o fazem. Deus quer que nos santifiquemos, e evitemos a impureza. Que todos saibam usar o seu corpo de forma santa e honesta, sem se deixar levar pelas paixões como se não O conhecessem.

b) A doutrina cristã.
Cremos que Jesus morreu e ressuscitou, e que Deus levará com Jesus os que nele morreram. Quando Jesus descer do céu os que morreram com ele ressurgirão, depois os que estão vivos serão arrebatados, e então estaremos para sempre com o Senhor.

1Ts 5- a) A vinda de Jesus.
Ninguém sabe quando Jesus voltará, mas virá como um ladrão. Quando nos distraírmos, ele virá, então cuide para não estar em trevas neste momento.

b) Recomendações diversas.
- Sejam gratos a quem trabalha para vos dirigir no Senhor.
- Conservem a paz entre vocês, mas corrijam os desordeiros, encorajem os tímidos, amparem os fracos. Tudo com paciência.
- Não paguem o mal com o mal. Procurem praticar o bem.
- Vivam sempre contentes.
- Orem sem cessar.
- Em todas as circunstâncias dêem graças a Deus, pois esta é a sua vontade, em Jesus.
- Não anule o Espírito Santo. Não despreze as profecias. Examine tudo e abraçe o que é bom.
- Afaste-se de toda espécie de mal.

c) Deus é fiel.
O Deus da paz lhes conceda santidade perfeita, para que estejam irrepreensíveis no dia da vinda do Senhor, porque Deus é fiel, e cumpre o que diz.

d) Despedida.
_______________________________________________________________________



VERSÃO DA SEGUNDA CARTA DE PAULO AOS TESSALONICENSES

2Ts 1- a) Damos graças à Deus por vocês, pois sua fé e caridade progridem cada vez mais, apesar das tribulações.

b) A vinda de Jesus.
O alívio virá no dia do Senhor. Ele descerá do céu com seu poder e entre chamas, para fazer justiça a quem não reconhece Deus, e não obedece ao Evangelho do Senhor.

2Ts 2- a) A vinda de Jesus.
O dia ninguém sabe, e não acreditem em revelações e profecias que dizem que este dia é iminente, porque primeiro vem a apostasia e o filho da perdição, que se apresentará como Deus. Mas o Senhor Jesus o destruirá com um sopro, e o aniquilará com o seu resplendor.

b) O homem.
O filho da perdição fará prodígios enganadores. Usará das seduções do mal com aqueles que se perdem por não quererem a verdade. Por isso serão julgados e condenados.

c) Salvação.
Mas Deus lhes escolheu para dar a salvação, pela santidade no Espírito e pela fé na verdade. Os chamou pelo Evangelho para tomar parte na glória do Senhor Jesus. Portanto fiquem firmes nos ensinamentos que aprenderam de nós.

2Ts 3- a) Recomendações diversas.
- Orai por nós para que a palavra do Senhor seja aceita.
O Senhor é fiel, e lhes dará forças para os preservar do mal.
- Que o Senhor dirija seus corações para o amor de Deus.
- Evitem conviver com pessoas desordeiras e resistentes à palavra.
- Não se cansem de fazer o bem.
- Deixe de familiaridade com o desobediente, repreenda-o como a um irmão, mas não o considere um inimigo.

b) Despedida.

Voltar ao Índice
_______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Menu

_____________________________________________________________________________

Escolha