04/11/2011

CARTAS de TIAGO, PEDRO, JOÃO e JUDAS

VERSÃO DA CARTA DE TIAGO

Tg1- a) Provação e firmeza.
A provação prova a fé, e produz a paciência. Se alguém precisa de sabedoria, peça-a a Deus, que a dará sem recriminação. Mas peça com firmeza porque quem vacila assemelha-se às ondas do mar, e não alcançará coisa alguma. Feliz aquele que suporta a tentação, pois receberá a coroa da vida, dada por Deus aos que o amam.

b) Duas almas.
Homem irresoluto que vacila, inconstante no seu proceder.

c) A riqueza.
Os pobres se alegram em sua elevação, mas os ricos serão humilhados, pois suas empresas passarão como a flor do campo.

d) Demônio.
Não diga: ‘É Deus quem me tenta’, pois Deus é inacessível ao mal, e não tenta ninguém. Somos tentado pela concupiscência (vontade) própria, que atrai, alicia,e dá a luz ao pecado, que gera a morte.

e) Ouvir e agir (ouvir a Palavra e agir pelo Espírito).
Todos devem ser prontos para ouvir, e tardos para falar e se irar, porque a ira não agrada a Deus. Rejeite toda impureza e malícia, e receba com mansidão a palavra semeada, que salva as almas. Não se engane, seja cumpridor da palavra, e não apenas ouvinte. Quem só ouve é como quem se olha num espelho, se vê, mas depois esquece de como era. Mas quem medita e persevera será feliz.

Tg2- a) Discriminação.
Não discrimine as pessoas. Os pobres foram escolhidos por Deus para serem ricos na fé, e herdeiros do seu Reino.

b) Fé e obra.
De que adianta ter fé e não ter obras? Esta fé não poderá salvá-lo. A fé sem obra é morta. Nada adianta crer em Deus, e não ter obras. Abraão creu, e foi justificado porque foi sacrificar seu filho Isaac. A fé coopera com as obras.

c) Alma.
O corpo sem alma é morto, e a fé sem obras é morta.

Tg3- a) A língua.
Os mestres serão julgados com mais severidade. Quem não erra por falar demais é perfeito, e é capaz de controlar seu corpo. Com a língua bendizemos ao Senhor, e amaldiçoamos os irmãos. De uma mesma boca procedem as bênçãos e as maldições, mas não convém que seja assim.

b) A sabedoria.
Se você quer ser sábio e inteligente, mostre as suas obras cheias de doçura e sabedoria. A sabedoria que vem do alto é pura, pacífica, condescendente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade nem fingimento. O fruto da justiça, semei-se na paz para quem pratica a paz.

Tg4- a) Paixão e Deus. (emoção e razão)
As discussões vêm da paixão. Queremos e não recebemos. Somos invejosos e ciumentos. Brigamos pelo que desejamos. O adultério é abominado por Deus. Todo aquele que quer ser amigo do mundo, se torna inimigo de Deus. Seja submisso a Deus, pois ele dá graça em abundância. Aproxime-se dele, e ele se aproximará mais. Resiste à sua vontade própria, e o demônio (sua vontade) fugirá de você. Não tenha uma dupla atitude (duas almas), reconheça sua miséria, se humilhe na presença do Senhor, e ele te exaltará, porque Deus resiste aos soberbos e eleva os humildes.

b) O homem.
Não seja presunçoso, e se ache dono de si. Reconheça sua dependência de Deus. Então diga a tudo ‘Se Deus quiser...’.

c) A vida.
Nossa vida é como um vapor que aparece por um instante, e depois se desvanece.

Tg5- Conselhos diversos.
- Os ricos devem chorar devido aos problemas que a riqueza traz. Depois a riqueza se desgasta e se perde.
- Espere com paciência a vinda do Senhor.
- Não jure. Que seu sim seja sim, e o não, seja não.
- Reze por quem está triste. Se está alegre, cante. A oração do justo é eficaz.
- Quem fizer um pecador voltar ao bom caminho salvará sua alma.
_______________________________________________________________________




VERSÃO DA PRIMEIRA CARTA DE PEDRO

1Pd 1- a) Alegria e aflição.
Nossa alegria é que Deus na sua grande misericórdia nos fez renascer pela ressurreição de Jesus, para uma esperança viva, herança incorruptível e imarcescível nos céus, apesar das aflições passageiras causadas por provações à nossa fé, mas delas sairão o louvor, a honra e a glória, quando Jesus se manifestar.

b) A Santidade.
1- Cingi os rins. Seja sóbrio, e tenha esperança na graça que Jesus dará quando voltar.
2- Abandonem os desejos do tempo da ignorância.
3- Seja santo em suas ações, siga o exemplo de quem te chamou.
4- Viva com temor, pois Deus julga sem olhar quem é.
5- Fomos resgatados pelo sangue de Cristo da vã maneira de viver ensinada pelos nossos pais. E Cristo nos dá a fé em Deus, que o ressuscitou dos mortos, e glorificou, para que nossa fé e esperança se fixem em Deus. Somente em Deus.
6- Pratique um amor fraterno, obediente à verdade. Amem-se do fundo do coração, porque fomos renascidos pela palavra de Deus.
7- Deixe toda malícia, fingimento, inveja, astúcia e toda espécie de maledicência. Volte a ser criança, e deseje o leite espiritual que faz crescer na salvação.

1Pd 2- a) Cristo.
Aproxime-se de Cristo, pedra viva rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus para construir um edifício espiritual. Seja uma pedra deste edifício. Aos que não crêem esta pedra serve de tropeço e queda, mas o que crê, passa a ser o povo de Deus, que antes não alcançava a misericórdia, mas agora a tem.

b) Dê o bom exemplo.
Os desejos da carne brigam com a alma. Por isso comporte-se, e todos verão seu bom comportamento, e darão glórias a Deus.

c) As autoridades.
Sejam submissos às autoridades, pois Deus os estabelece para castigar os malfeitores, e favorecer os honestos. Esta é a vontade de Deus: Ao praticar o bem se faz emudecer a ignorância dos insensatos.

d) A liberdade.
Sejam realmente livres como servos de Deus e da Justiça, e não usem a liberdade para esconder a malícia.

e) O exemplo de Cristo.
Obedeçam aos senhores, mesmo o mais difíceis, pois Deus vê a pessoa que sabe sofrer injustiça para fazer o bem, a exemplo de Cristo que sofreu injustamente por nós. Ele foi ultrajado, e não retribuiu o ultraje. Maltratado não ameaçou, mas se entregou para Deus. Carregou nossos pecados em seu corpo na cruz, para que mortos para o pecado, vivamos para a justiça.

1Pd 3- a) Em família.
1- Mulher, obedeça ao marido, assim poderá convertê-lo.
2- Mulher, não se adorne apenas exteriormente, mas tenha o coração ornado com pureza, e um espírito suave e pacífico.
3- Marido, seja sábio no convívio com sua mulher. Respeite-a.

b) Atitudes.
1- Tenham um só coração e uma só alma, e sentimentos de amor fraterno, de misericórdia e humildade.
2- Não pague o mal com mal, mas abençoe, pois serão herdeiros da bênção. E o Senhor fica atento aos seus bons pedidos.
3- Freie sua língua do mal e de mentiras, porque a força do Senhor é contra os que fazem mal.
4- Afaste-se do mal, e faça o bem. Busque a paz, e a siga.
5- Seja zeloso do bem, e ninguém te fará mal, e será feliz mesmo sofrendo uma injustiça.
6- Quando responder alguém, faça com suavidade e respeito.
7- Seja consciente das coisas ao seu redor e reto de atitude, pois quem falar mal de você será confundido pelo seu comportamento.
8- É melhor padecer por fazer o bem, do que por fazer o mal.
9- Jesus morreu por nossos pecados para nos levar a Deus. Morreu na carne, mas está vivo em espírito.

c) Batismo.
Noé e sua família se salvaram através das águas do dilúvio. Esta água significa o batismo de agora, que nos salva por uma boa consciência vinda da ressurreição de Cristo.

d) Cristo.
Jesus Cristo, que subiu ao céu, se sentou à direita de Deus, e os anjos, os principados e potestades lhe foram submissos.

1Pd 4- a) Romper com a vida material.
Pense sempre: Quem padeceu na carne (Jesus) rompeu com o pecado, então no tempo que lhe resta não viva segundo as paixões humanas, mas segundo a vontade de Deus.

b) Praticar as virtudes.
1- Seja prudente e vigie em oração mantendo a caridade entre todos.
2- A caridade cobre muitos pecados.
3- Sejam hospitaleiros entre si, sem reclamações.
4- Ponha à disposição dos outros o dom que recebeu de Deus, para que Deus seja glorificado por Jesus.

c) As provações.
Não se perturbe na provação, ao contrário, se alegre em participar dos sofrimentos de Cristo. Quem sofre pelo nome de Cristo, é um bem aventurado, porque o Espírito de Deus repousa sobre ele. Quem padece como cristão, glorifique a Deus por ter este nome.

1Pd 5- a) Aos líderes da igreja.
Cuide do rebanho de Deus que lhes foi confiado, sem constrangimento, mas espontaneamente. Sem interesses sórdidos, mas com dedicação. Não como senhores, mas como modelos.

b) Aos fiéis.
Sejam humildes e submissos aos líderes. Confie a Deus suas preocupações, pois ele cuida de nós. Sejam sóbrios e vigiem, pois o adversário anda ao redor de nós como um leão faminto.

c) A igreja da Babilônia (Pedro morava lá) os saúda. A paz esteja com os que estão em Cristo.
_______________________________________________________________________



VERSÃO DA SEGUNDA CARTA DE PEDRO

2Pd 1- a) As virtudes.
Deus nos deu Jesus que pelas suas virtudes nos tira da corrupção que nossa vontade gera, e nos eleva à natureza divina. Por isso se esforce em unir a fé à virtude, esta à ciência, esta à temperança, esta à paciência, esta à piedade, esta ao amor fraterno, este à caridade.
Assim será aberta a entrada ao Reino eterno de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

b) As escrituras.
Por Jesus dei crédito às palavras do profeta Isaías que disse que uma luz brilha num lugar de trevas até que desponte o dia, e a estrela da manhã se levante em nossos corações. Saiba, porém, que os profetas foram inspirados pelo Espírito Santo, e falaram da parte de Deus.

2Pd 2- a) Falsos profetas.
Assim como houveram falsos profetas, haverão falsos, pastores e doutores, que introduzirão falsas doutrinas, renegando Jesus que os resgatou. Seduzem as almas inconstantes, e atraem sobre si a ruína.

b) A liberdade.
Prometem a liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é feito escravo daquele que o venceu.

2Pd 3- a) A segunda vinda de Jesus.
Nos últimos tempos virão escarnecedores que dirão: Onde está Jesus que não vem? Tudo continua como desde o princípio do mundo! Mas não se esqueçam que um dia para Deus é como mil anos para nós, e mil anos como um dia! Deus não retarda suas promessas, como pensam, mas espera nosso arrependimento, pois não quer que nos percamos. Mas naquele dia tudo passará, por isso tenha uma vida de santidade e piedade. Espera, e apressa o dia de Deus, pois a promessa é que teremos novos céus e nova terra, onde haverá justiça.
_______________________________________________________________________





VERSÃO DA PRIMEIRA CARTA DE JOÃO

1Jo1- Deus e o homem.
Deus é luz, e nele não há treva. Se achamos ter comunhão com Deus, mas andamos nas trevas, mentimos. Se achamos que não temos pecado, mentimos, e declaramos que Deus é mentiroso. Mas se reconhecemos nossos pecados Deus nos perdoa.

1Jo2- a) Cristo.
Temos um intercessor junto ao Pai, Jesus, o Justo. Ele é a expiação pelos nossos pecados. Aquele que diz conhecê-lo, e não guarda seus mandamentos é um mentiroso.

b) Comunhão e trevas.
Quem acha ter comunhão com Jesus deve viver como ele viveu. Quem acha estar na luz, mas odeia seu irmão, está na treva, e não sabe.

c) O mundo.
Não ame o mundo nem suas coisas, pois quem o ama não ama o Pai. As coisas do mundo são a soberba e os desejos da carne e dos olhos.

d) O anticristo. 
Há muitos anticristos. Eles saem do meio de nós, mas não são dos nossos. O anticristo é todo aquele que nega que Jesus é o Cristo, assim nega o Pai e o Filho. Não se deixe seduzir.

e) O Espírito Santo. Tradição.
A unção que recebem de Cristo permanece em vocês. Por isso não precisam que ninguém lhes ensine coisa alguma, pois o Espírito Santo é que nos ensina. Permaneça neste ensinamento para que quando Cristo voltar, seja confiante, e não se confunda.

1Jo3- a) Filhos de Deus.
Somos filhos de Deus pelo seu amor, e o mundo não nos conhece. Quem é filho de Deus não peca, mas pratica a justiça.

b) Ressurreição.
Sabemos que fomos levados da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.

c) Caridade e dinheiro.
Quem possuir bens, vir o irmão sofrer, fechar seu coração, e não ajudar, não tem o amor de Deus. O amor não pode ser de palavras, mas de atos e verdade.

1Jo4- a) O homem. Tradição.
Irmãos, não acreditem em qualquer espírito, examinem se são de Deus, pois existem muitos falsos profetas. Quem é de Deus ouve e entende, quem não é ouve, mas não entende.

b) A caridade. Comunhão.
Irmãos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e quem ama nasceu de Deus. Deus é amor, e quem está no amor, está em Deus e Deus nele. No amor não há temor, e quem teme não é perfeito no amor.

1Jo5- a) Cristo.
Quem crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus. Quem ama Deus, guarda seus mandamentos, e não os acha penosos, pois os ama. Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. São três que dão testemunho a água, o sangue, e o Espírito.

b) Pedidos.
Tudo que pedimos a Deus, se for conforme a vontade dele, ele atenderá.

c) O homem.
Sabemos que somos de Deus, e que o mundo é do mal. E o Filho de Deus veio ensinar a distinguir o verdadeiro do falso.
_______________________________________________________________________



VERSÃO DA SEGUNDA CARTA DE JOÃO
2Jo- Tradição -
O ancião à Senhora (igreja) eleita e a seus filhos. Muitos sedutores proclamam que Cristo não se encarnou. Este é um anticristo.
_______________________________________________________________________


VERSÃO DA TERCEIRA CARTA DE JOÃO

3Jo- Tradição - Escrevi à Igreja, mas Diótrefes, homem ambicioso do poder, não nos quer receber.
_______________________________________________________________________



VERSÃO DA CARTA DE JUDAS

Jd- a) Tradição.
Homens ímpios se introduziram entre nós, e negam Jesus Cristo, nosso único mestre e Senhor. Contaminam a carne, desprezam a soberania, e maldizem as glórias. Falam mal daquilo que ignoram. Fazem escândalos nas reuniões, banqueteiam-se sem pudor, e se saciam a si mesmos. São murmuradores descontentes, e vivem segundo suas paixões. São soberbos, e admiram os outros por interesse. São como nuvens sem água que o vento leva.

b) Mas vocês se edifiquem na fé. Orem no Espírito, e se conservem no amor de Deus, aguardando o nosso Senhor Jesus.


Voltar ao Índice
_______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Menu

_____________________________________________________________________________

Escolha