04/11/2011

REVELAÇÃO

VERSÃO DO LIVRO DO APOCALIPSE
(O futuro da igreja)

PRIMEIRA PARTE


Ap 1- Jesus revela ao apóstolo João, e ele comunica às sete igrejas.


A vós graça e paz da parte daquele que é, que era e que vem, da parte dos sete Espíritos, e da parte de Jesus Cristo, a testemunha fiel, primogênito entre os mortos, e Senhor da Terra. Jesus nos ama, nos purifica dos pecados, e faz de nós um reino de sacerdotes. Ele vem com as nuvens, e todos o verão. E Deus diz: Eu sou o alfa e o ômega, o que é, o que era, e que vem, o dominador.

Ap 2 e 3- Mensagens aos anjos das igrejas.
Alguém semelhante ao filho do homem diz a João: Escreva o que vê, e mande às sete igrejas. Como segue:
Éfeso – Igreja perseverante, mas se afastou do primeiro amor, lhe dou o fruto da árvore da                       vida.
Esmirna – Igreja pobre de espírito, e fiel, lhe dou a coroa da vida.
Pérgamo - Igreja fiel e fervorosa, mas seus líderes seguem Balaão e Nicolau, lhe dou o maná                          escondido e uma pedra branca.
Tiatira – Igreja virtuosa, mas liberal, lhe dou o poder sobre os pagãos.
Sardes – Igreja contraditória, se acha viva, mas está morta. Seja vigilante, e será revestida de                     branco.
Filadélfia – Igreja fraca, mas que guarda minha palavra, é um exemplo para os falsos e                                    mentirosos, e será uma coluna no templo.
Laodiceia – Igreja que não é fria nem quente. Arrependa-se, reencontre o zelo, e te deixarei se                        sentar comigo no trono.

Ap 4- A corte celeste.
 Por uma porta aberta no céu João viu um trono, cercado por 24 tronos para os anciãos. Diante do trono haviam sete tochas, que são os sete espíritos, e quatro animais: leão, touro, homem e uma águia voando. (Veja Ap5,6 o cordeiro também estava lá).

Ap 5- O livro e o cordeiro.
João viu um livro selado com sete selos, que deveria ser aberto, mas ninguém o abria. Viu no meio de todos, um cordeiro como que imolado. Ele tinha os sete Espíritos de Deus. Ele recebeu o livro, e todos se prostraram e cantaram: ‘Tu és digno de receber o livro, e abrir seus selos, porque foi imolado, e resgatou os homens para Deus, com seu sangue. E eles serão um reino de sacerdotes’. Os anjos cantavam: ‘Digno é o cordeiro de receber poder, riqueza, sabedoria, força, glória, honra e louvor. Para aquele que se senta no trono e o cordeiro: louvor, honra, glória e poder pelos séculos dos séculos. Amém!’

Ap 6- Abertura de seis selos.
O cordeiro tirou os selos um a um, e a cada selo retirado um fato acontecia. Assim:
1º selo – surge um cavalo branco, e seu cavaleiro era o vencedor.
2º selo – surge um cavalo vermelho, e seu cavaleiro era guerreiro.
3º selo – surge um cavalo preto, e seu cavaleiro era a carestia (custo de vida).
4º selo – surge um cavalo verde , e seu cavaleiro era a morte.
5º selo – surge sob o altar, homens que foram imolados, vestiam roupas brancas, e esperavam.
6º selo – ocorreu um terremoto, o sol escureceu, a lua avermelhou, e as estrelas caíram.
7º selo – em Ap8 (as trombetas)

Ap 7- A grande tribulação.
João viu quatro anjos, que esperavam um outro que vinha do oriente com selos para marcar 144 mil servos de Deus. Eles seguravam os quatro ventos, mas os soltaram para danificar na terra, no mar e nas árvores.
João viu uma multidão vestida de branco diante do trono, que cantava louvores. Eram os sobreviventes da grande tribulação salvos pelo cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem. Deus os abriga, não terão fome, nem sede ou calor, e nunca mais chorarão. O cordeiro será seu pastor, e os levará à fonte de água viva.

Ap 8 e 9- O sétimo selo.
João viu sete anjos com sete trombetas, e como os selos, a cada toque de trombeta um fato ocorria. Assim:
1ª. Trombeta – choveu pedras, fogo e sangue.
2ª. Trombeta – Caiu no mar algo como uma grande montanha.
3ª. Trombeta – Caiu uma estrela chamada Absinto, e envenenou um terço das águas.
4ª. Trombeta – Sol, lua e estrelas perdem um terço do brilho.
5ª. Trombeta – Caiu uma estrela que abriu o poço do abismo, e dele saiu muita fumaça. Da fumaça saiu gafanhotos que afligiram aqueles que não tinham o selo de Deus na fronte, por cinco meses.  O rei dos gafanhotos era o anjo do abismo, Abadon ou Apolion.
6ª. Trombeta – Soltaram os quatro anjos que estavam acorrentados no rio Eufrates. Eles comandaram um exército de anjos que matou um terço dos homens, com fogo, fumaça e enxofre.
7ª. Trombeta – veja Ap11,15.

Ap 10- Apareceu um anjo com um livro aberto. Ele clamou, e ressoou sete trovões, mas suas palavras são segredos. João pegou o livro e comeu, ele era doce na boca, mas amargo nas entranhas.




SEGUNDA PARTE
Ap 11- a) Foi dito a João que os gentios pisarão a cidade santa por 42 meses. Duas testemunhas profetizarão durante 1260 dias. Elas são as duas oliveiras e os dois candelabros que estão diante do Senhor. Terão plenos poderes, mas serão mortos pela fera do mar. O povo se alegrará com as mortes, e não os sepultarão, mas três dias e meio depois elas ressuscitarão, e subirão ao céu.


           b) 7ª. Trombeta – Os anjos diziam: ’Estabeleceu-se o reino do Deus e seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos’. E se abriu o templo de Deus no céu.

Ap 12- A batalha no céu.
        a) Apareceu um grande sinal no céu. Uma mulher grávida, revestida de sol, a lua debaixo dos pés, e na cabeça uma coroa de 12 estrelas. Surgiu um dragão vermelho para comer o filho dela. A mulher deu a luz a um menino, que foi arrebatado por Deus. E a mulher fugiu para o deserto por 1260 dias.
        b) Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o jogaram na terra com seus anjos. Ele é o satanás, o demônio, a serpente, o sedutor do mundo. Na terra, o dragão perseguiu a mulher.

Ap 13- a) João viu a fera sair do mar, tinha sete cabeças e dez chifres. Uma das cabeças estava ferida de morte, e foi curada. Por isso todos seguiram e adoravam a fera e o dragão. E perseguiram os santos por 42 meses. 
           b) Surgiu uma outra fera vinda da terra. Era como um cordeiro, mas falava como o dragão, e se aliou à fera do mar. Ela fez grandes prodígios, e seduziu o povo. O povo fez uma imagem da fera do mar, e a fera lhe deu um espírito para falar. E matava quem não a adorava.
          c) E todos passaram a ter um sinal da fera, na mão direita ou na testa, sem o qual não podiam fazer nada. O sinal era 666.

Ap 14- a) João viu o cordeiro com os 144 mil com que tinham seu nome na fronte, e que foram resgatados da terra como primícias.
      b) Viu três anjos. Um trazia um evangelho, e dizia: Temei a Deus, e lhe dê glórias, pois é chegada a hora do julgamento. Outro dizia: Caiu a Babilônia! Outro: Quem que segue a Fera não terá descanso dia e noite.
      c) Um anjo disse ao Filho do homem: Lança sua foice, e ceifa, pois chegou a hora de ceifar. Ele lançou a foice, e a terra foi ceifada. E falou a outro anjo: Lança a foice, e colha as uvas, pois estão maduras. E ele lançou e as colheu, e as uvas foram pisadas.

Ap 15- João viu sete anjos com os últimos flagelos nas taças da ira de Deus. Viu os vencedores que escaparam da Fera, não tinham o seu número, e cantavam: Grande e admirável são suas obras, Senhor Deus Dominador. Justos e verdadeiros são seus caminhos, ó Rei das nações! Quem não teme, e nem glorifica o seu nome? Só o Senhor é santo, e se manifestou a retidão dos seus juízos.

Ap 16- As sete taças da ira de Deus.
E os anjos derramaram as taças com os flagelos.
1ª. Taça – Formaram-se úlceras nos homens com o sinal da fera.
2ª. Taça – O mar se tornou sangue, e morreu.
3ª. Taça – Rios e fontes se transformaram em sangue.
4ª. Taça – O Sol queimava os homens.
5ª. Taça – O reino da fera se escureceu.
6ª. Taça – O Rio Eufrates secou, e virou caminho para os reis do oriente. O dragão, a fera e o falso profeta chamaram os reis da terra para uma reunião, em Armagedom, para tratar da batalha do grande dia.
7ª. Taça –Foi derramada no ar, houve relâmpagos, trovões, granizo, e um grande terremoto dividiu a grande cidade em três.

Ap 17- a) O anjo levou João ao deserto para ver a grande meretriz. Ela estava sentada sobre a fera, vestida e adornada de rainha. Tem nomes blasfematórios e uma taça cheia de abominação.
        b) A fera era, mas não existe mais. Suas sete cabeças são as sete montanhas onde se senta a mulher. São sete reis, cinco já caíram, mais o atual e outro, que virá. Os dez chifres são os dez reis que ainda não receberam seu reino, mas serão apoiados pela Fera para combater o Cordeiro. Mas o Cordeiro os vencerá.
       c) Os dez chifres e a fera odiarão a prostituta.
       d) A mulher é a grande cidade, que reina sobre os reis.

Ap 18- A queda da Babilônia.
João viu um anjo que dizia: Caiu Babilônia, a Grande! Outro dizia: Meu povo sai de seu meio para não sofrer as pragas.

Ap 19- a) João ouviu um coro que cantava: Aleluia! A nosso Deus a salvação, a glória e o poder, porque seus juízos são justos. Ele executou a grande prostituta que prostituiu a terra.
      b) Cantava: Aleluia! Eis que reina o Senhor nosso Deus, o Dominador! Alegremo-nos, exultemos demos glória, porque se aproxima as núpcias do cordeiro. Sua Esposa está preparada. O anjo disse: Escreve. Felizes os convidados para a ceia das núpcias do Cordeiro!
      c) No céu apareceu um cavaleiro num cavalo branco, ele é o Fiel e Verdadeiro, e com justiça ele julga e guerreia. Traz escrito um nome que ninguém conhece: Verbo de Deus, Rei dos reis e Senhor dos senhores.
      d) Armagedom, o primeiro juízo.
João viu a fera e os reis da terra reunidos para combater o Cavaleiro, mas a fera e o falso profeta foram presos, e lançados no lago sulfuroso. Os outros foram mortos pelo Cavaleiro, com a espada de sua boca.

Ap 20- a) O milênio.
O Dragão, a serpente é o demônio, satanás. Ele foi preso por mil anos, e depois será solto. E Cristo reinará mil anos com os mártires, e com os que não adoraram a fera. Esta é a primeira ressurreição, haverá outra para os demais, mas só depois dos mil anos.
       b) Depois dos mil anos, satanás será solto, e seduzirá as nações para novo combate. Cercarão a cidade querida, mas desce um fogo do céu, e devora as nações. O demônio foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a fera e o falso profeta, e serão atormentados eternamente.
       c) Juízo final. 
João viu um trono branco. Abriram o livro da vida, e os mortos foram julgados segundo suas obras escritas nele. A morte foi lançada no tanque de fogo, e esta é a segunda morte.

Ap 21- A Nova Jerusalém.
         a) João viu uma nova terra e um novo céu, e do céu desceu a Cidade Santa, a Nova Jerusalém vestida como esposa. Uma voz disse: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles, serão seu povo, enxugará toda lágrima, e não haverá morte, nem luto, nem dor, porque passou a primeira condição.
         b) João descreve a Nova Jerusalém. Não viu nela templo algum, pois Deus é o seu templo. A cidade não necessita do Sol, nem da lua, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua luz. As nações andarão na luz. Nela não terá nada profano, nem abominação, nem mentira, e só entrará nela quem tiver o nome escrito no livro da vida, do Cordeiro.

Ap 22- a) João viu um rio saindo do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da avenida tem uma árvore da vida, que produz doze frutos, e suas folhas curam as nações.
            b) O injusto faça a injustiça, o impuro a impureza, o justo a justiça ainda mais e o santo a santidade ainda mais. Eis que em breve venho. Eu sou o alfa e o ômega, o primeiro e o último, o começo e o fim. Felizes os que lavam suas vestes para ter direito à árvore da vida, e entram na cidade pelas portas.
            c) O Espírito e a esposa dizem: Vem! Todos digam: Vem!


Voltar ao Índice
________________________________________________________________________

Um comentário:

João Farias disse...

7ª. Trombeta – veja Ap11,15. - porque da exclusão.

Menu

_____________________________________________________________________________

Escolha