04/11/2011

ev JOÃO

VERSÃO DO EVANGELHO DE JOÃO

Jo 1- a) O Verbo Divino.
O princípio é o Verbo de Deus, que está junto de Deus, e é Deus. Tudo foi feito por ele, porque nele há vida, e ele é a luz dos homens. A luz se expande, e as trevas não a reprimem. Ele veio ao mundo, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam, mas quem o recebe, e crê no seu nome, se torna filho de Deus, não pelo sangue, nem pela vontade do homem, mas pela vontade de Deus.

b) O Cristo.
O Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória. A glória do filho único de Deus, cheio de graça e verdade. E nós recebemos por ele, graça sobre graça. A graça e a verdade de Jesus Cristo, sobre a graça da lei de Moisés. Ninguém vê Deus, mas o Filho único que está no Pai, o revela.

c) João Batista.
Deus enviou João para nos apresentar a luz para que todos creiam. João não era a luz, mas deu testemunho dela. A luz que ilumina todo homem. João atestou dizendo: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
João batizava no Jordão, apareceram levitas e sacerdotes, e lhe perguntaram: Quem é você? Elias ou um profeta? João disse: Eu não sou o Cristo, nem Elias. Perguntaram: Quem é? Eu sou, como disse o profeta Isaías, a voz que clama no deserto: Endireitem o caminho para o Senhor. Perguntaram: Então por que batiza? João disse: Eu batizo com água, mas aquele que virá eu não sou digno de tocar seu calçado (porque batizará no Espírito Santo).

d) Batismo de Jesus.
Jesus vinha vindo, e João disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Eu batizo com água,  vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E ele vai batizar com o Espírito Santo, pois este é o Filho de Deus. Dois discípulos de João ouviram-no dizer isto, e foram seguir Jesus.

e) Os primeiros discípulos.
Jesus viu que eles o seguiam, e disse: Que querem? Eles disseram: Rabi (Mestre), onde mora? Jesus disse: Vinde, e vede. Foram, viram, e ficaram com ele. Um deles era André, irmão de Simão, que quando encontrou Simão, disse: Achamos o Messias (Cristo), e o levou a Jesus. Jesus olhou para ele, e disse: Simão, filho de Jonas; será chamado Cefas (Pedro). Indo para a Galiléia, encontrou Filipe, e disse: Segue-me. Todos três eram de Betsaida. Filipe viu Natanael (Bartolomeu), e disse que encontrou aquele que Moisés falou na lei: É Jesus de Nazaré, filho de José. Natanael disse: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Filipe disse: Venha, e veja. Jesus viu Natanael, e disse: Eis aí um homem sem falsidade. Ele disse: De onde me conhece? Jesus respondeu: O vi debaixo da figueira. Ele disse: Rabi, tu és o Filho de Deus, o Rei de Israel.

Jo 2- a) As bodas em Caná.
Jesus foi com os discípulos e sua mãe a um casamento em Caná na Galileia. Acabou o vinho na festa, e sua mãe foi lhe dizer, e Jesus disse: Mulher, a minha hora ainda não chegou. E sua mãe disse aos serventes: Façam tudo o que ele mandar. Haviam ali seis talhas de pedra, e Jesus disse: Encham essas talhas de água. E eles as encheram. E disse: Tire amostra, e leve ao chefe. E levaram. O chefe provou do vinho (ele não sabia que veio da água), chamou o noivo, e disse: Toda festa serve-se primeiro o vinho melhor, só depois o inferior; mas você guardou o bom vinho para o fim.
Este foi o primeiro sinal manifestando a glória de Jesus, e os discípulos creram nele. Depois foram para Cafarnaum: ele, sua mãe, seus irmãos, seus discípulos.

b) Purificação do templo.
Aproximava-se a festa da Páscoa, e Jesus foi a Jerusalém. No templo encontrou cambistas, e vendedores de bois, ovelhas e pombos. Com um chicote expulsou todos do templo. Eles disseram: Porque faz isto? Se for o Filho de Deus nos dê um sinal. Jesus disse: Derrubem este templo, e eu o levantarei em três dias. Eles disseram: Este templo foi construído em quarenta e seis anos, e você o fará em três dias? Mas Jesus falava do templo que era o seu corpo. O povo acreditava em Jesus porque via seus milagres, mas Jesus não confiava neles, porque sabia como é o homem (mau).

Jo 3- a) Nicodemos.
Nicodemos era um príncipe dos judeus. Certa noite foi ter com Jesus, e disse: Rabi, sei que é Mestre vindo de Deus, porque ninguém faz milagres se Deus não estiver com ele. Jesus disse: Na verdade te digo: Quem não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. Nicodemos disse: Como pode se nascer de novo? Pode-se entrar no ventre da mãe para nascer? Jesus disse: Quem não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus. Pois o que nasce da carne é carne, e o que nasce do Espírito é espírito. O vento sopra, se ouve o ruído, mas não se sabe de onde vem, nem para onde vai. Assim é o que nasce do Espírito. Nicodemos disse: Como pode ser isso? Jesus respondeu: Você é mestre de Israel, e não sabe isto? Eu te digo o que sei, e testifico o que vi, mas você não aceita o meu testemunho. Eu te falo de coisas da terra, e você não crê. Como vai crer se eu te falar das do céu?

b) Cristo salvador.
Ninguém subiu ao céu, senão o que desceu de lá, o Filho do homem. Assim como Moisés levantou a serpente no deserto o Filho do homem será levantado, para que todos tenham a vida eterna. Pois Deus ama muito o homem, e deu seu Filho único, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus enviou seu Filho ao mundo, não para condená-lo, mas para salvá-lo. A luz veio ao mundo, mas (todos) os homens amam mais as trevas do que a luz, porque são maus.

c) Ensinamentos de João Batista.
Jesus foi com os discípulos para o campo, e ali batizava. Os discípulos de João lhe disseram: Aquele que você testemunhou além do Jordão, está batizando, e todos vão para ele. João disse: O homem só recebe o que lhe for dado do céu. Eu não sou o Cristo, mas fui enviado antes dele. Quem tem a esposa é o esposo, mas o amigo do esposo se alegra em ouvir sua voz. Assim já tive o meu gozo. Agora é preciso que ele cresça, e eu diminua, porque quem vem de cima está sobre todos, e quem aceita seu testemunho, confirma que Deus é verdadeiro. O Pai ama o Filho, entregou tudo nas suas mãos. Quem crê no Filho tem a vida eterna, e quem não crê não verá a vida, mas a ira de Deus.

Jo 4- a) Conversa com a samaritana.
Jesus ia para a Galiléia, e parou junto à fonte de Jacó na Samaria. Era tarde, e os discípulos foram comprar comida. Veio uma mulher tirar água, e Jesus lhe pediu de beber. Ela disse: Como você me pede de beber? (porque os judeus não falavam com os samaritanos). Jesus disse: Se você conhecesse o dom de Deus, e quem sou eu, você pediria, e Deus te daria água viva. Ela disse: Senhor, o poço é fundo, de onde viria a água viva? Jesus disse: Quem bebe desta água volta a ter sede, mas quem beber da água que eu dou nunca mais terá sede, porque a água que dou faz a pessoa ser uma fonte de água que leva à vida eterna. Ela disse: Senhor, vejo que é profeta, então onde devemos adorar aqui ou em Jerusalém? (os samaritanos tinham   templo próprio). Jesus disse: Mulher, Deus é Espírito, e os verdadeiros adoradores o adorarão em espírito e em verdade (na Samaria ou em Jerusalém
porque ele quer que adorem assim. Ela disse: Eu sei que o Messias vem, e quando ele vier nos ensinará tudo. Jesus disse: (o Messias) Sou eu, que falo com você. Neste instante chegaram os discípulos, e viram que Jesus falava com uma mulher, porém não quiseram saber do que falava. A mulher foi à cidade, e disse aos homens: Vinde, e vede um homem que me disse tudo da minha vida. Porventura não é este o Cristo? E eles foram até Jesus.

b) Parábola da colheita.
Os discípulos ofereceram comida a Jesus. Ele disse: Tenho uma comida, que vocês não conhecem. A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra. Vocês falam que faltam quatro meses para a colheita, mas eu digo: Olhem para o campo, já está branco para a colheita. Quem colhe, junta frutos para a vida eterna, e se regozijará com o que semeia. Muitos creram em Jesus pelo que a mulher disse. Ele ficou no lugar por dois dias. Então diziam à mulher: Já não é pela sua palavra que cremos, mas porque nós mesmos o ouvimos, e sabemos que ele é o Cristo, o Salvador do mundo.

c) A cura do filho do oficial.
Em Cafarnaum, um oficial do rei veio pedir a Jesus que fosse curar seu filho que estava mal. Jesus disse: Vai seu filho está bem. Ele acreditou, e foi; e o menino ficou curado.

Jo 5- a) A cura de um paralítico.
Jesus voltou a Jerusalém. No tanque de Betesda haviam muitos aleijados, que esperavam a cura nas águas. Mas um deles não conseguia se molhar no tempo certo para se curar, então Jesus o viu e perguntou: Quer ser curado? Levanta pegue seu leito, e ande. Ele obedeceu, e foi curado. Isto foi num sábado, e os judeus perguntaram ao homem: Quem foi que te curou? Ele não disse porque não sabia o nome de Jesus. Mais tarde, Jesus  o  encontrou no templo, e lhe falou: Eis que se curou, mas vê se não peca mais para que não lhe aconteça coisa pior. Então o homem foi dizer aos judeus, que foi Jesus que o curou. Os judeus perseguiam Jesus porque além de violar o repouso do sábado, ele dizia ser Filho de Deus, o que lhe fazia igual a Deus.

b) O Pai e o Filho.
Então Jesus explicou aos judeus, dizendo:
1- O Filho por si não pode nada, ele faz o que vê o Pai fazer. O Pai ressuscita os mortos, e o Filho também.
2- O Pai não julga ninguém, porque entregou o julgamento para o Filho, para que todos o honrem como honram o Pai, e quem não honra o Filho, não honra o Pai.
3- Quem ouve a palavra do Filho tem a vida eterna, não será condenado, pois passou da morte para a vida.
4- Virá a hora em que os mortos (espiritual) ouvirão a voz do Filho, e viverão.
5- Virá a hora em que os mortos ressuscitarão. Os bons terão a vida, e os maus serão condenados.
6- Não faço minha vontade, e meu julgamento é justo, porque faço a vontade de quem me enviou.
7- Venho em nome do Pai, e não me recebem. Quem vem em meu próprio nome, vocês recebem.
8- Os homens se gloriam uns aos outros, mas eu não espero a glória vinda dos homens, porque não têm o amor de Deus.  Como vão crer se a glória é de Deus se não buscam a glória verdadeira?
9- Não os acuso diante do Pai, pois Moisés os acusa. Se não creem em Moisés, como vão crer em mim?

c) As testemunhas de Jesus.
João dá testemunho de mim, mas as obras que faço dão testemunho maior, porque foi o Pai que me mandou fazer. Meu Pai e as escrituras dão testemunho de mim.

Jo 6- a) Multiplicação dos pães (veja Mc 6).
         b) Jesus anda sobre as águas (veja Mc 6).
         c) O pão da vida.
Em Cafarnaum Jesus disse ao povo: Vocês me procuram porque ontem se fartaram de pão. Mas procurem a comida que dá a vida eterna.
Perguntaram: Quais são as obras de Deus?
Jesus disse: A obra de Deus é que creiam naquele que ele enviou.
Perguntaram: Moisés deu o pão vindo do céu, e você que milagre faz para que creiamos?
Jesus disse: Moisés não deu o pão do céu, pois o pão do céu (não é o maná) dá a vida ao mundo.
Pediram: Dá-nos sempre deste pão!
Jesus disse: Eu sou o pão da vida, quem vem a mim não terá fome, e quem crê em mim não terá sede.
       d) O homem.
Jesus disse: Vocês me veem (fazer milagres), e não creem. Aquele que o Pai me dá, vem a mim, e eu o guardo, pois vim para fazer a vontade do Pai, que é: que todo o que crê no Filho, tenha a vida eterna, e eu o ressuscite no último dia.
Diziam: Mas você não é o filho de José? Como diz que desceu do céu?
Jesus disse: Quem crê em mim tem a vida eterna. Aqueles que comeram o maná no deserto morreram, mas eu sou o pão vivo que desceu do céu para que não morram, e quem comer deste pão viverá para sempre. O pão é a minha carne que darei (em sacrifício) para a salvação de todos.
Diziam: Como ele vai dar para comer sua carne?
Jesus disse: Se não comer a carne, e não beber o sangue do Filho do homem não terá a vida, pois quem come minha carne, e bebe o meu sangue, permanece em mim, e eu nele.
       e) Os discípulos.
Disse Jesus: Isso vos escandaliza? E quando o Filho do homem voltar (de onde veio)? O espírito vivifica, a carne não serve de nada. E minhas palavras são espírito e vida. Por isso que digo: Ninguém vem a mim se meu Pai não permitir.
Muitos discípulos abandonaram Jesus, então ele perguntou aos doze: Querem ir também?
Pedro respondeu: Senhor, a quem iríamos? Só tu tens as palavras da vida eterna. E nós cremos, e sabemos que é o Santo de Deus!
Jesus disse: Eu escolhi todos os doze, mas um vai me trair.

Jo 7- a) Festa dos Tabernáculos.
Jesus evitava ir à Judéia porque queriam matá-lo. Nos dias da festa dos Tabernáculos, seus irmãos lhe disseram: Vai para a festa (na Judéia) para que vejam suas obras? (Porque quem deseja ser conhecido não deve ficar escondido). Seus irmãos falavam isso porque não acreditavam nele.
Jesus disse: Ainda não chegou a hora. O mundo me odeia porque eu testemunho contra ele.
(Jesus disse que não iria à festa, mas foi após seus irmãos, só não queria que soubessem Jo7.10).
          b) A aparência e a justiça.
Durante a festa Jesus foi ao templo ensinar. O povo se admirava porque ele não tinha estudado, mas sabia toda a escritura. Jesus dizia: O que ensino vem daquele que me enviou, e só quem faz a vontade do Pai, sabe que não falo por mim mesmo. Não julguem pela aparência, mas pela lei. Vocês me condenam, e dizem que desrespeito a lei, porque faço curas no sábado, no entanto querem me matar. Vocês circuncidam no sábado, no entanto me condenam porque eu curo.
          c) O Cristo.
Eles diziam: Jesus fala estas coisas em público, e não é advertido. Será que reconheceram que ele é o Cristo (Messias)? Nós sabemos de onde Jesus vem, mas quanto ao Cristo ninguém saberá.
Jesus disse: Dizem que me conhecem, e sabem de onde eu venho, mas não conhecem quem me enviou. Muitos creram por causa dos milagres. As autoridades queriam prendê-lo, e
Jesus disse: Estou aqui por pouco tempo, depois vou para quem me enviou, me buscarão, e não acharão, nem poderão ir onde estou.
         d) O Espírito Santo.
No dia principal da festa, Jesus dizia: Se alguém tiver sede venha a mim e beba, e quem crer em mim do seu interior manará rios de água viva. (Porque após sua morte e glorificação, viria o Espírito Santo). Uns creram, e outros condenavam. Os chefes mandaram prendê-lo, mas os guardas voltaram sem ele, e disseram aos chefes: Jamais alguém falou como ele! E isto gerou uma discussão entre eles (inclusive Nicodemos).

Jo 8-  a) A mulher adúltera.
Jesus ensinava no templo, quando os escribas trouxeram uma mulher, e disseram a Jesus: Esta mulher foi apanhada em adultério, e a lei manda apedrejar. O que você diz?
Jesus escrevia com o dedo na terra. Eles insistiram, então ele disse: Quem estiver sem pecado que atire a primeira pedra. E voltou a riscar no chão. Todos foram embora, só ficou a mulher.
Jesus disse: Mulher, ninguém te condenou?
Ela respondeu: Ninguém Senhor.
Ele disse: Nem eu te condeno. Vai, mas não volte a pecar.
         b) O Pai e o Filho.
Jesus disse: Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda em trevas, mas terá a luz da vida.
Os fariseus lhe disseram: Seu testemunho não vale nada.
Jesus disse: Meu testemunho é válido sim, pois sei de onde venho, e para onde vou.
Vocês julgam pela aparência, e eu pela verdade, pois estou com o Pai que me enviou.
Perguntaram: Onde está seu pai?
Jesus disse: Se me conhecessem, conheceriam também meu Pai. Como vocês não conhecem nem o Pai,  não me reconhecem.  Vocês são daqui de baixo, do mundo, e eu sou lá de cima. Onde eu vou vocês não podem ir, por causa de seus pecados.
Perguntaram: Quem é você?
Jesus disse: Sou o que digo ser. Quando levantarem o Filho do homem, aí saberão quem eu sou.
         c) A liberdade.
Alguns creram, e Jesus disse a eles: Se permanecerem na minha palavra, serão meus discípulos. Conhecerão a verdade, e ela vos libertará.
Disseram: Mas nós não somos escravos.
Jesus disse: Todo homem é escravo do seu pecado.
Jesus se voltou para os escribas, e disse: Vocês dizem ser filhos de Abraão, mas querem me matar, isto não é obra de Abraão, mas obra de outro pai.
Disseram: Nós não somos filhos da fornicação. Deus é nosso pai.
Jesus disse: Se Deus fosse seus pai, me reconheceriam, porque vim dele, e ele me enviou. O pai de vocês é o demônio, por isso querem me matar. Quem é de Deus, ouve a voz de Deus, e se vocês não ouvem é porque não são dele.
Disseram: Você é um samaritano, e está possesso de um demônio.
Jesus disse: Quem guardar minha palavra não morrerá.
Disseram: Está mesmo com um demônio. Abraão e os profetas morreram, e você é maior que eles?
Jesus disse: Abraão exultou só de pensar em ver o meu dia. Viu e ficou cheio de alegria.
Disseram: Mas Abraão já morreu há muito tempo.
Jesus disse: Antes que Abraão fosse, eu sou.
Quiseram apedrejá-lo, mas Jesus saiu do templo.

Jo 9-   a) O cego de nascença.
Num sábado os discípulos viram um cego de nascença, e perguntaram: Mestre, quem pecou para que ele nascesse cego, ele ou seus pais?
Jesus disse: Ninguém pecou, mas é necessário que nele se manifestem as obras de Deus.
Então misturou saliva com terra, colocou sobre os olhos do cego, e o mandou lavar. Ele se lavou, e voltou a enxergar. Todos que o conheciam se admiraram dele enxergar, porque era cego de nascença.
Os fariseus quiseram saber. Ele contou o que aconteceu, mas não acreditaram, e perguntaram aos pais dele. Os pais disseram que ele era cego de nascença, mas agora vê. Sobre o milagre, só ele podia contar. Tinham medo, porque ameaçavam expulsar da sinagoga, quem dissesse que Jesus era o Cristo.
Perguntaram-no de novo, e ele disse: Eu já disse tudo, e não vou falar de novo. Por que tanto interesse, querem ser discípulos de Jesus?
Responderam: Somos discípulos de Moisés, e Jesus não sabemos de onde é.
O homem disse: Vocês não sabem de onde ele é, mas ele me abriu os olhos. Deus não ouve os pecadores, mas atende a quem faz sua vontade, e lhe presta culto. Se Jesus não fosse de Deus não me curaria.
Disseram: Você quer nos ensinar? E o mandaram sair.
             b) Cristo.
Jesus soube, e quando encontrou o homem, lhe perguntou: Você crê no Filho do homem?
Ele disse: Quem é ele?
Jesus disse: Você o vê. É quem te fala!
Ele disse: Creio Senhor. Se prostrou, e adorou Jesus.
Jesus disse: Vim ao mundo fazer uma distinção. Os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos.
Alguns fariseus disseram: Nós por acaso somos cegos?
Jesus disse: Se fossem cegos não pecariam, mas como pretendem ver, seu pecado subsiste.

Jo 10-  a) O bom pastor.
Jesus disse: O pastor entra no curral das ovelhas pela porta, e o ladrão entra por outro lugar. As ovelhas conhecem a voz do pastor, que as chama pelo nome, e as leva para pastar. Ele vai à frente, e elas o seguem. Elas não seguem estranhos, nem conhecem sua voz.
Como não entenderam a parábola, Jesus disse: Eu sou a porta das ovelhas, quem veio antes de mim eram ladrões, mas as ovelhas não os ouviram. Se alguém entrar por mim será salvo.
Disse ainda: Eu sou o bom pastor, e me exponho pelas minhas ovelhas. Quando o lobo vem, o mercenário foge, mas eu dou minha vida por elas. Tenho também ovelhas que não são deste aprisco, e eu as conduzo.
            b) A vida.
O Pai me ama, porque dou a minha vida, e a retomo. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou, pois tenho o poder de dá-la, e de reassumi-la. Esta é a ordem que recebi do Pai.
           c) O Pai e o Filho.
Na festa da Dedicação, Jesus passeava pelo templo, e os judeus lhe disseram: Diga-nos se é o Cristo.
Jesus disse: Eu já disse, mas vocês não acreditam. Minhas obras dão o testemunho, mas não creem.
Minhas ovelhas ouvem o que digo, e me seguem. Ninguém as roubará de mim, pois foi meu Pai quem me deu. Eu e o Pai somos um.
Então os judeus quiseram apedrejar Jesus, e ele disse: Fiz boas obras por parte de meu Pai. Por qual delas querem me apedrejar?
Responderam: Não é por suas obras, é porque sendo homem se faz Deus.
Jesus disse: Está escrito na lei: ‘Vós sois deuses’. Se a lei chama de deuses aqueles a quem Deus dirigi a palavra, eu não blasfemo quando digo que sou Filho de Deus. Mas se não creem em mim, então creiam em minhas obras, e reconheçam que o Pai está em mim, e eu no Pai. Quiseram prendê-lo, mas ele saiu, e foi para o Jordão.

Jo 11-   a) A ressurreição de Lázaro.
Lázaro, irmão de Maria e Marta, ficou doente, e morreu. Elas mandaram avisar Jesus quando ele ainda estava doente, mas Jesus esperou um tempo. Quando falou que ia à Judéia, os discípulos o avisaram que lá queriam matá-lo.
Jesus disse: Quem caminha de dia não tropeça. Lázaro dorme, mas vou acordá-lo.
Disseram: Se ele dorme vai sarar.
Jesus disse: Ele morreu, mas vamos para lá. Chegaram em Betânia quatro dias depois da morte de Lázaro. Jesus disse a Marta: Seu irmão ressurgirá. Eu sou a ressurreição e a vida, e aquele que crê me mim, ainda que esteja morto, viverá.
Marta disse: Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir.
Jesus perguntou: Onde o sepultaram?
Mostraram-lhe o sepulcro. Jesus disse: Tire a pedra. Se creem verão a glória de Deus.
Tiraram a pedra. Jesus olhou para o alto, e disse: Pai, te rendo graças porque me ouve.
Jesus disse: Lázaro saia! E ele saiu. Depois Jesus disse: Tirem as faixas, e deixe-o ir.
           b) Conspiração contra Jesus.
Muitos que assistiram a ressurreição de Lázaro creram em Jesus, outros foram avisar aos fariseus o que aconteceu. Sabendo disso as autoridades se reuniram, e resolveram matar Jesus. Caifás disse: É melhor que morra Jesus do que toda a nação. Pensava que os romanos destruiriam Jerusalém se o povo seguisse Jesus, mas sem querer profetizava que Jesus deveria morrer por todos.
           c) Preparativos para a Páscoa.
Jesus foi a Efraim, pois queriam matá-lo. O povo ia a Jerusalém se purificar, procurava Jesus, e não o via.

Jo 12-  a) Jantar na casa de Lázaro, Marta e Maria (veja Mc14).
            b) Entrada de Jesus em Jerusalém (veja Mc11).
Jesus chega em Jerusalém, o povo o acompanha, outros veem ao seu encontro com ramos de oliveira e palmas, dizendo: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor, o rei de Israel! 
Os fariseus diziam: Veja! Repare como todos correm atrás dele!
            c) O grão de trigo.
Jesus disse aos discípulos:
1- Chegou a hora para o Filho do homem ser glorificado.
2- Se o grão de trigo, que cai na terra, não morrer, fica só. Mas se morrer produzirá muitos frutos.
3- Quem ama sua vida vai perdê-la, mas quem odeia a vida neste mundo, terá a vida eterna.
4- Se alguém quer me servir, siga-me, e onde eu estiver meu servo estará lá. E todo aquele que me serve, meu Pai o honrará.
5- Minha alma está perturbada, mas é para isso que vim. Chegou a hora.
            d) A luz.
Jesus disse: Pai glorifica o teu nome!
Uma voz disse: Já o glorifiquei, e tornarei a glorificá-lo!
Jesus disse: Agora é o juízo, e será lançado fora o príncipe deste mundo. Quando eu for elevado, atrairei todos os homens a mim. Por pouco tempo a luz estará em seu meio. Ande, enquanto há luz, para não ser  surpreendido pelas trevas, pois quem anda nas trevas, não sabe para onde vai. Enquanto tem a luz creia nela, e se tornará um filho da luz.
           e) O homem.
Os judeus não creram em Jesus mesmo depois de tantos milagres, como dizia Isaías: Cegou-lhes os olhos, endureceu-lhes o coração, para que não vejam nem entendam, não se convertam nem se curem.
           f) A igreja.
Muitos creram, mas não se manifestaram temendo serem expulsos da sinagoga. Assim preferiram a glória dos homens à de Deus.
           g) A luz
Jesus disse: Quem crê em mim, crê em quem me enviou. Quem me vê, vê quem me enviou. Eu vim como a luz do mundo, e quem crer em mim não ficará nas trevas. Se alguém ouve minha palavra, mas não segue, não será condenado, porque não vim para condenar, mas para salvar. Quem despreza minha palavra, será julgado por esta palavra no último dia.

Jo 13-  a) A ceia e o lava pés.
Durante a ceia da Páscoa, Jesus se levantou da mesa, se enrolou numa toalha, colocou água numa bacia, lavou os pés dos discípulos, e os enxugou. Depois guardou tudo, e se sentou de novo à mesa, e disse: Chamam-me de Senhor e Mestre, como tal lavei seus pés.Dei o exemplo,  e vocês também devem lavar os pés uns dos outros,  pois o servo não é maior que o Senhor, nem o enviado maior do que quem o enviou.
            b) Judas.
Jesus disse: Um de vós há de me trair! Os discípulos se olharam.
Ele disse: Será aquele a quem eu der o pão embebido, então molhou o pão, e deu a Judas.
E disse a ele: O que quer fazer, faça-o depressa. Os discípulos não entenderam. Judas se levantou, e saiu.
            c) O novo mandamento.
Jesus disse: Agora será glorificado o Filho do homem, e Deus nele. Estarei com vocês pouco tempo, e vos dou um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado, assim conhecerão que são meus discípulos.
          d) Pedro perguntou: Senhor para onde vai?
Jesus disse: Vou, mas você não pode ir agora, só depois.
Pedro perguntou: Porque não posso ir? Daria minha vida por ti!
Jesus disse: É?! Não cantará o galo até que me negues três vezes!

Jo 14-    a) O Verbo e o Cristo.
Jesus disse: Não se preocupe, creia em Deus, e em mim. Na casa do Pai há muitas moradas, e vou preparar um lugar para vocês, depois disso voltarei. Disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim.
Felipe pediu para que Jesus mostrasse o Pai, e ele disse: Há quanto tempo estou com vocês, e ainda não me conhece? Quem me viu, viu o Pai. Eu estou no Pai, e o Pai está em mim. O que digo não é de mim, mas do Pai que está em mim. Vou para junto do Pai, e tudo que pedirem a ele, em meu nome, será feito, para que o Pai seja glorificado no Filho.
           b) O Paráclito (advogado de defesa).
Vou pedir ao Pai, e ele vos dará o Paráclito, para ficar eternamente com vocês. É o Espírito da Verdade que o mundo não pode receber. Ele vos ensinará todas as coisas, e vos recordará o que ensinei a vocês. Deixo-vos a paz, vos dou a minha paz, e não a paz do mundo.

Jo 15-  a) A videira e os ramos.
Jesus disse: Eu sou a videira, e meu Pai é o agricultor. Ele corta o ramo que não dá frutos, e poda o que dá, para produzir mais. Permanecei em mim, e eu em vocês, pois o ramo só dá fruto se permanecer na videira. Eu sou a videira e vocês os ramos. Os ramos que são cortados secam, e são queimados. Os que dão frutos glorificam o Pai.
           b) O amor de Cristo.
Jesus disse: Eu vos amo como meu Pai me ama. Persevere no meu amor, guardando os meus mandamentos, assim como eu guardo os do meu Pai. Este é o meu mandamento: Amai-vos uns aos outros como eu vos amo. Ninguém tem mais amor que aquele que dá a vida pelos amigos. Se vocês fizerem o que eu mando, não serão servos, mas amigos, pois conhecerão tudo o que sei do Pai. Eu vos escolhi, e ensinei para que produzam frutos. Tudo que pedirem ao Pai, em meu nome, ele atenderá.
           c) Ódio do mundo.
Jesus disse: Se o mundo vos odeia, saibam que me odiou antes. Se vocês fossem do mundo, ele vos amaria. Como não são ele vos odeia. O servo não é maior que o Senhor, então se me perseguiram vão perseguir vocês, mas muitos vão guardar vossas palavras, como vocês guardaram as minhas. Quando o Paráclito vier, ele dará testemunho de mim, e vocês também, porque estão comigo desde o princípio.

Jo 16-    a) A igreja.
Jesus disse: Vão expulsá-los das sinagogas, e tirarão suas vidas julgando prestar culto a Deus, porque não conhecem o Pai nem a mim.
              b) Paráclito.
Agora eu volto para quem me enviou! De lá enviarei o Paráclito, e ele ensinará todos, a respeito do pecado, da justiça e do juízo. O pecado de não crer em mim. A justiça porque vou para o Pai. O juízo sobre o príncipe do mundo, julgado e condenado.
              c) Ressureição.
Jesus disse: Vocês estão tristes agora, mas essa tristeza vai se transformar em alegria, quando nos vermos novamente, então não me perguntarão mais nada.
             d) Oração.
Jesus disse: Tudo que pedirem ao Pai em meu nome, ele vos dará, e vossa alegria será perfeita.

Jo 17-   a) Oração de Jesus.
Jesus levantou os olhos para o céu, e disse: Pai, chegou a hora. Glorifica o seu Filho, para que o Senhor seja glorificado, e para que o Filho dê a vida eterna a todos que me entregou.
             b) Vida eterna.
A vida eterna consiste em conhecer a ti, um só Deus verdadeiro, e conhecer seu enviado, Jesus Cristo (Não é nada depois da morte).
            c) Jesus e o Filho.
Pai, glorifica-me junto de ti, concedendo-me a glória que tive junto de ti, antes que o mundo fosse criado.
            d) Oração de Jesus (comunhão com Jesus).
Jesus disse: Rogo por aqueles que me deu, porque são seus. Tudo o que é meu é seu, e tudo o que é seu é meu. Eu não estou no mundo, mas eles estão, por isso guarda-os para serem fiéis ao seu nome, que eles agora conhecem, e para que sejam um conosco. Preserve-os do mal. Santifica-os pela verdade. A sua Palavra é a Verdade. Rogo por todos que por sua palavra hão de crer em mim, para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, com perfeição.

Jo 18- Julgamento de Jesus (Veja Mc14s)
Jesus saiu com os discípulos, e foram a um jardim no Vale do Cedron. Ali Judas apareceu com os guardas para prendê-lo. Pedro puxou da espada, e cortou uma orelha de um guarda. Os guardas prenderam Jesus, e o levaram a Anás, que o mandou para Caifás. Pedro os seguiu, e negou Jesus três vezes. Caifás mandou Jesus para Pilatos para condená-lo à morte. Pilatos perguntou a Jesus se ele era o Rei dos Judeus, porque o acusaram disso.
Jesus disse: O meu Reino não é deste mundo, se fosse deste mundo os meus súditos lutariam para que eu não fosse preso. Só depois disse: Sim, eu sou rei. Vim ao mundo para dar testemunho da verdade, e quem é da verdade ouve a minha voz.
Pilatos propôs libertar Jesus ou Barrabás, e o povo libertou Barrabás.

Jo 19-   a) Pilatos Julga Jesus (Veja Mc15).
Pilatos mandou flagelar Jesus. Vestiram-no de rei, e o coroaram com espinhos.
Pilatos disse: Não acho neste homem nenhum motivo de acusação.
O povo gritava: Crucifica-o!
Pilatos disse: Crucifica-o vocês, porque não vejo nenhuma culpa nele.
O povo disse: Conforme nossa lei ele deve morrer, porque se diz Filho de Deus.
Pilatos queria soltá-lo, mas os judeus não deixaram.
            b) Paixão de Jesus (Veja Mc15).
Jesus carregou a cruz até o Monte Calvário fora da cidade, onde o crucificaram. Junto da cruz estavam sua mãe, Maria de Cléofas e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe perto do discípulo que amava (João) disse: Mulher eis aí seu filho. E ao discípulo: Eis aí sua mãe. E o discípulo a levou para sua casa.
           c) Jesus morreu.
         d) Os judeus não queriam que o corpo ficasse na cruz, pois era a véspera da Páscoa. Pediram para quebrar suas pernas para que morresse logo. Os guardas quebraram as pernas dos dois malfeitores, mas viram que Jesus já estava morto, e não lhe quebraram as pernas, mas furaram o seu lado com uma lança, de onde saiu sangue e água.
          e) José de Arimatéia (era discípulo de Jesus) pediu o corpo dele a Pilatos, e o sepultou.

Jo 20-   a) Ressurreição de Jesus (Veja Mc16).
Passado a Páscoa Maria Madalena foi ao sepulcro, e o viu vazio. Avisou aos discípulos. Pedro e o outro discípulo foram correndo para lá, e também o viram vazio. Maria chorava no jardim, e alguém perguntou: Porque chora? E depois lhe disse: Maria! Então ela reconheceu Jesus.
            b) Aparições aos discípulos (Veja Mc16).
Os discípulos estavam reunidos. Jesus veio entre eles, e disse: A paz esteja convosco!
Soprou sobre eles, e disse: Recebam o Espírito Santo.
A quem perdoarem os pecados, eles serão perdoados. Tomé não estava com eles, e quando o contaram ele não acreditou. Oito dias depois estavam todos no mesmo lugar, inclusive Tomé, e
Jesus apareceu, e disse: A paz esteja convosco!
Depois disse a Tomé: Toque com seu dedo as minhas chagas e o meu lado, e seja um homem de fé.
Tomé disse: Meu Senhor e meu Deus!
Jesus disse: Acreditou porque me viu. Felizes os que creem sem ter visto!

Jo 21-   a) Aparições na Galiléia.
Os discípulos passaram a noite pescando no Lago Tiberíades, e não pescaram nada. De manhã Jesus apareceu, e os mandou lançar novamente as redes, e ela veio cheia. Só aí reconheceram Jesus. Comeram pão e peixe.
           b) Jesus perguntou a Pedro: Simão você me ama? Ele respondeu: Sim, sabe que te amo. Jesus disse: Apascentas minhas ovelhas. Isto por três vezes.


Voltar ao Índice
________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Menu

_____________________________________________________________________________

Escolha