04/11/2011

SALMOS

VERSÃO DOS SALMOS HEBREUS.
(de Davi e Assaf)

Favoritos:  1/ 2/ 4/ 23/ 24/ 34/ 40/ 46/ 51/ 53/ 62/ 63/ 73/ 78/ 91/ 95/ 112/ 113/ 121/ 127/ 139


Sl 1- Feliz o homem que não segue o conselho do ímpio, não anda com o pecador, nem se senta com zombador. Porque Javé cuida do caminho do justo, mas o caminho do ímpio leva à perdição.


Sl 2- Porque o homem gosta de coisas vãs? Os poderosos se unem para hostilizar Deus e seu servo. Javé sabe, e diz ao servo: ‘Tu és meu filho, eu hoje te gerei. Pede-me, e te darei as nações da terra’. E agora poderosos? Alegrem-se, pois servirão, e temerão Javé.


Sl 3- Javé como são numerosos meus adversários, mas o Senhor é meu escudo. Eu chamo, e me responde. Levante-se, e me salva meu Deus. Sim Javé, a salvação vem de ti, mande sua bênção sobre o seu povo.


Sl 4- Filhos do homem, até quando farão da minha glória infâmia? Até quando vão amar a vaidade, e buscar a mentira? Saiba que Javé guarda o fiel para si, e ouve seu pedido. Javé abençoa seu fiel, e o ilumina (faz brilhar a luz do seu rosto sobre ele). Deitarei, e dormirei em paz, porque Javé é minha segurança.


Sl 5- Javé meu Deus, ouça, e atenda minhas preces. Pela manhã oro, e espero em Javé, porque o mal não lhe dá prazer. Os maus não resistem seu olhar, e ele castiga o mentiroso, o violento e o enganador. Javé é bom e deixa seu fiel entrar na sua casa, o guia na justiça, e endireita seu caminho. Alegrem-se todos os que confiam em Javé, exultem eternamente, porque ele os defende. Glorifique-o quem ama o seu nome, e Javé abençoa o justo, e lhe dá um escudo de bênçãos.


Sl 6- Javé não me repreenda, nem me castigue. Preciso de perdão, e de cura, pois os mortos não te louvam, nem se lembram de ti.


Sl 7- Javé meu Deus em ti confio, e busco refúgio, me livra, e me salva dos que querem me matar. Não fui perverso, nem ingrato, julga-me conforme minha integridade, e ponha fim à malícia dos ímpios. O Senhor é meu escudo, e salva os retos de coração, é um juiz justo O homem que não volta atrás, é como quem cava um poço fundo para cair nele. Seu mal cai sobre sua cabeça. E essa é a justiça de Deus.


Sl 8- Ó Javé, Nosso Senhor, como é glorioso o seu nome na terra. Quando olho o céu, a lua e as estrelas, obra dos seus dedos, penso: Que é o homem para o Senhor se lembrar dele, e visitá-lo? O fez pouco menor que os anjos, lhe coroou de glória e honra, e lhe deu o domínio sobre tudo, deixando tudo debaixo de seus pés. Ó Javé, nosso Senhor, como é glorioso o seu nome na terra.


Sl 9- Javé eu te louvo de todo o meu coração, e divulgo as suas maravilhas. Em ti me alegro, e salto de prazer. Canto louvores ao seu nome, pois me defende. Acabaram-se meus inimigos e suas perseguições. Javé julga o mundo com justiça e retidão, e é conhecido pelo juízo que faz. É um refúgio para o oprimido na angústia, e não desampara o que o busca, e não esquece o aflito para sempre. O infiel se enterra na cova que faz, laça os pés na rede que coloca, e se prende nas obras de suas mãos.


Sl 10- Javé, porque se esconde no tempo de angústia?
O ímpio persegue o fiel, e se gloria em não precisar do Senhor, pois o Senhor não existe. Prospera em seus caminhos, e não recebe castigo. Sua boca está cheia de mentiras e astúcia, nela há malícia e maldade. Arma cilada para roubar o pobre. E diz em seu coração: Deus não vê isto. Javé atende os desejos do manso, pois o ouve. Ouve o oprimido e o órfão. E faz justiça para que o homem não continue a usar de violência.


Sl 11- Javé está no seu santo templo, seu trono está no céu, e seus olhos estão atentos no justo. Mas Javé odeia o ímpio, e quem ama a violência, porque o ímpio arma o arco, põem a flecha, e atira nos retos de coração, mas receberá seu castigo. Porque Javé é justo, ele ama a justiça, e zela pelos bons.


Sl 12- Javé nos salve, porque não há mais homens bons, e poucos são fiéis a ti.


Sl 13- Até quando o Senhor se esquecerá de mim? Ensina-me sobre a vida para que eu não morra. Confio na sua bondade, e me alegro na sua salvação. Canto tudo o que me faz de bom.


Sl 14- Javé olhou para a terra para ver se havia alguém interessado em buscá-lo. Todos se desviam, e pecam, não há um que faça o bem, mas Deus fica entre os justos.


Sl 15- Javé quem habitará no seu santuário? Aquele que é sincero, que pratica a justiça, e diz a verdade. O que não difama, não ofende, nem faz mal ao seu próximo. O que despreza o malvado, e honra o que teme Javé Não empresta dinheiro com usura, nem fica contra o inocente.


Sl 16- Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio. A minha alma diz a Javé: ‘Tu és o meu Senhor’, e não tenho outro deus além de ti. Em ti está todo o meu prazer, pois o Senhor é a minha parte da herança, parte deliciosa. O Senhor está à minha direita não vacilarei. Não deixa a minha alma sofrer, nem permite que eu me corrompa. Mostra-me as veredas da vida que tem alegrias e delícias eternas.


Sl 17- Ouça Javé, faça-me justiça, atenda ao meu clamor. À noite me examinou, provou o meu coração, e nada achou. Faça-me seguir por seus caminhos, e não deixe meu pé escorregar. Proteja-me de meus inimigos, dos homens do mundo, cuja felicidade está nesta vida, e em acumular bens.


Sl 18- Eu te amo Javé minha fortaleza! Minha rocha de refúgio, meu escudo, meu salvador. Porque ando por seus caminhos, e não me separo de meu Deus. Os caminhos de Javé são perfeitos, sua palavra é pura. Ele é o escudo de todos os que nele se refugiam.


Sl 19- Narram os céus a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. A lei de Javé é perfeita, reconforta a alma. Sua ordem é segura, instrui o simples. Seus preceitos são retos, deleitam o coração. Seu mandamento é luz, esclarece os olhos. O temor a Javé é puro, subsiste eternamente. Seus juízos são verdadeiros, todos igualmente justos.


Sl 20- Que Javé te escute no dia da provação, conceda o que seu coração precisa, e realize seus desejos. Uns põe seu poder nos carros, outros nos cavalos, eu porém o tenho em Javé, meu Deus.


Sl 21- Javé, o rei se alegra com seu poder, e muito exulta com seu auxílio. Venha com seu poder! Cantarei e celebrarei o seu poder.


Sl 22- Meu Deus, meu Deus, por que me abandona? Por que tarda em me atender, e vir em meu auxílio? O Senhor é santo, e habita entre os louvores de Israel. Zombam de mim, dizendo: ‘Espera que Javé o livre’. Cercam-me muitos inimigos, e me rodeiam como touros. Lançam sorte sobre minhas vestes, e as repartem entre si. Javé não se afaste de mim, socorra-me, me salva. Então te louvarei no meio da multidão. Todo aquele que teme Javé, louve-o, glorifica-o, e tema-o todos vós. Porque não desprezou o aflito, e o atendeu quando chamou. Todos os povos da terra se lembrarão, e se converterão a Javé, e todas as nações o adorarão. Porque o reino é do Senhor, e ele domina as nações.


Sl 23- Javé é meu pastor, nada me (sinto) falta. Leva-me de vagar a verdes pastos, e a águas tranquilas. Acalma minha alma, e me guia no caminho da justiça por amor do seu nome. Não temo mal algum, nem a morte, porque ele está comigo. E espero que sua vara me guie. Sei que terei sempre sua bondade e misericórdia, e ficarei na casa dele por muitos dias.


Sl 24- Quem subirá ao monte de Javé, no seu templo? Quem tem as mãos limpas, o coração puro, não é vaidoso, e não mente. São os que buscam a face de Deus. Quem é o Rei da Glória? É Javé forte e poderoso. Javé dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.


Sl 25- A ti, Javé, elevo a minha alma. Deus meu, em ti confio. Não deixe que meus inimigos me vençam. Não decepcione quem espera por sua fidelidade. Ensina-me os seus caminhos, guia-me na verdade, pois o Senhor é a minha salvação. Apague meus pecados, e lembre-se de mim com misericórdia. Javé é bom e reto, por isso ensina seu caminho ao pecador. Guia os simples na justiça, e mostra o caminho a quem o teme.


Sl 26- Julga-me Javé, pois sou sincero, e confio no Senhor, não vacilo. Amo a verdade, e não ando com falsos, malfeitores, pecadores, e com quem gosta de suborno. Lavo as mãos na inocência, para te louvar e falar das suas maravilhas.


Sl 27- Javé é minha luz e minha salvação, a quem temerei? Javé é o poderoso da minha vida. Peço uma coisa a Javé e busco sempre, que é ir à sua casa todos os dias da minha vida, para meditar e contemplar a beleza de Javé. Não me esqueça, não rejeite seu servo, porque o Senhor é meu auxílio, não me desampare, ó Deus salvador. Ensina-me Javé, o caminho reto, e me guie por ele. Espero no Senhor, e me animo, e fortalecerá o meu coração.


Sl 28- Clamo a ti, ó Javé, minha rocha, responda-me. Não me deixe fazer a injustiça de falar de paz ao próximo, mas lhe querer mal. Javé é minha força e meu escudo, nele confio e sou atendido. O meu coração salta de prazer, e eu louvo com o canto. ‘Javé é o salvador do seu povo’.


Sl 29- Ó filhos dos poderosos dêem a Javé glória e poder. Dai ao Senhor glória pelo seu nome, adorai-o na beleza da santidade. A voz do Senhor é poderosa, e cheia de majestade. Javé faz maravilhas para o seu povo, e o abençoa com paz.


Sl 30- Eu te exalto, ó Javé, porque me levantou, e não deixou a morte me vencer. Javé meu Deus, pedi e me curou, me deu a vida. Tirou minha alma da sepultura. Cante ao Senhor você que é santo, e celebre a santidade dele, pois a sua ira dura só um momento, e seu favor dura vida inteira. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Que proveito há na morte? Por acaso o pó te louvará? Ele mudou meu pranto em prazer. Não me calarei, vou cantar louvores ao meu Deus, e o louvarei para sempre.


Sl 31- Em ti Javé, eu confio, não me decepcione. Ouça-me, livra-me depressa. Seja minha rocha e minha fortaleza, guia-me por amor do seu nome. Em suas mãos entrego o meu espírito, pois o Senhor me salva. Javé é Deus fiel. Odeio aquele que se entrega a vaidade e ao engano, eu me entrego ao Senhor. E me alegro na sua bondade, pois me socorreu na aflição, e me salvou. A minha vida está em suas mãos, livra-me dos meus inimigos, e dos que me perseguem. Guia-me (resplandeça o seu rosto sobre o seu servo), e me salva por sua misericórdia. Seja fiel à sua promessa, e não me decepcione. Oh! Quão grande é a bondade que Javé tem para o que o teme. O Senhor o esconde dos desaforos dos homens.


Sl 32- Feliz o homem cujo pecado é perdoado. Feliz aquele em que Javé não vê maldade, e não tem espírito enganador. Sofria, mas confessei meu pecado, e o Senhor me perdoou. Todo aquele que é santo ore ao Senhor, pois ele é um refúgio, e o preserva da angústia. Ele ensina o caminho a seguir, e guia nele com os olhos. Não seja como um cavalo que não tem entendimento, e segue o dono pelo cabresto. Alegre-se com fervor no Senhor, quem é justo e reto de coração.


Sl 33- Alegrem-se em Javé os justos, pois o louvor convém aos retos. Louve com música nova, cante com fervor. Pois a palavra de Javé é a verdade, e ele é fiel a ela. Ele ama a justiça e o direito, e a terra está cheia da sua bondade. Temam a Javé a terra e todos os seus moradores, porque ele falou, e foi feito, mandou, e logo apareceu. Feliz é a nação cujo Deus é Javé. Feliz é o povo que ele escolheu para deixar sua herança. Os olhos de Javé estão sobre os que o temem, e os que esperam na sua misericórdia.


Sl 34- A minha alma louva Javé o tempo todo, e o glorifica. O simples ouve e se alegra. Busco Javé, e ele me atende, e me tira os medos. Olhe para Javé, e ele te iluminará, e não te decepcionará. Porque o anjo do Senhor acampa junto dos que o teme, e os livra. Prove, e veja que o Senhor é bom. Feliz o homem que nele confia. Confia ao Senhor, pois nada falta aos que o temem. Quem deseja vida longa e felicidade? Afaste sua língua do mal, e do engano. Procure a paz, e siga-a. Afaste se do mal, e faça o bem. O Senhor vigia o justo, ouve seu clamor, e o livra da angústia. Mas o mau, o Senhor apaga sua memória da terra. O Senhor protege até os ossos do justo para que nenhum deles se quebre.


Sl 35- Minha alma se alegra em Javé, e na salvação que ele dá. E digo: quem é igual Javé, que protege o fraco, do mais forte que ele? Sim, livra o pobre e o necessitado daquele que o rouba. Os fortes arranjam testemunhas falsas e mentirosas. Trocam o bem pelo mal. Tratava-o como meu irmão, mas ele se alegrava na minha adversidade, e eu não o sabia.


Sl 36- O ímpio diz: ‘Não temo Javé’. Mas suas palavras são pura maldade e engano. Nada entende, nem faz o bem. Javé como sua bondade é preciosa. Deixa que os homens se abriguem sob suas asas. Se fartem da sua comida, e bebem suas delícias. Javé é fonte de vida, e na sua luz vemos a luz. Javé é bom para os que o conhece, e dá sua justiça aos retos de coração.


Sl 37- Não se indigne por causa dos maus, nem os inveje. Porque logo serão cortados como a erva, e secarão. Confia em Javé, e faça o bem. Entregue o seu caminho ao Senhor, e confia nele. Ame-o, pois ele atende os desejos do seu coração. Acalme-se, espere em Javé. Deixe de ira e furor, que é mal. Não se indigne por causa daquele que prosperam por caminho torto. Porque os malfeitores serão arrancados, e os que esperam no Senhor herdarão a terra. O ímpio toma emprestado, e não paga. O justo não empresta, mas se compadece e dá, e sua família é abençoada.
Afaste-se do mal e faça o bem, porque o Senhor ama a justiça, e não desampara os santos. Os justos herdarão a terra, e habitarão nela para sempre. O justo fala com sabedoria, sua boca fala com justiça, e a lei de Deus está em seu coração. Siga o homem reto e sincero, porque o fim desse homem é a paz.


Sl 38- Ó Javé, não me repreenda, nem me castigue. Porque a sua mão desceu sobre mim. Não há paz em mim, por causa do meu pecado, e ele é uma carga pesada demais para mim.


Sl 39- Guardo-me para não pecar com a língua. Coloquei um freio na boca, não falo nem do bem. Mas minha dor se agravou. A vida do homem passa logo, em vão ele se inquieta, amontoa riquezas, e não sabe para quem deixa. Quando Javé o castiga por causa do pecado, sua beleza se consome. Assim todo homem é vaidade.


Sl 40- Espero em Javé com paciência, e ele ouve o meu clamor. Ele me tira do pântano, me coloca sobre uma rocha, e firma os meus passos. Põe um cântico novo na minha boca, um hino ao nosso Deus. Feliz o homem que põe sua confiança no Senhor, que não liga para os soberbos ou mentirosos. Javé não quer sacrifício nem oferta, holocausto ou expiação pelo pecado. Então eu digo: ‘Eis que venho como está escrito no livro. Alegro-me em fazer a sua vontade, ó meu Deus. A sua lei está no meu coração’. Falo de sua justiça na reunião, não a retenho no coração. Falo da sua fidelidade e salvação. Não escondo sua bondade e a sua verdade. Alegrem-se os que te buscam, digam que glorificado seja o Javé.


Sl 41- Feliz aquele que se lembra do pobre. Javé o livrará do mal, e lhe dará vida. Será abençoado na terra, e curado na doença. Bendito seja Javé, Deus de Israel, por todos os séculos. Amém.


Sl 42- Assim como a corsa procura por água, assim minha alma procura por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Eu me lembro da alegria que era lá no templo com o povo cantando louvores, eu sofro e choro. E agora me perguntam ‘Onde está o teu Deus?’ Por que se abate, ó minha alma, por que se perturba? Espera em Deus, pois o louvarei pela minha salvação.


Sl 43- Por que se abate, ó minha alma, por que te perturba? Espera em Deus, pois o louvarei pela minha salvação. Livra-me do homem fraudulento e injusto, porque o Senhor é minha fortaleza. Envie sua luz e sua verdade para me guiar, e irei ao seu altar, e te louvarei com fervor e alegria, ó Deus, meu Deus.


Sl 44- Ó Deus, nós ouvimos quando nossos pais nos contaram das obras que fez antigamente. Disseram que eles não conquistaram o Canaã pela espada, mas foi pelo seu poder, e glória. O Senhor venceu os inimigos, pois não confiavam que a espada os venceria. Mas agora o Senhor nos faz fugir do inimigo, e eles nos saqueiam. Entregou-nos como ovelhas para abater, e nos espalhou entre os gentios. Estou triste, e a vergonha cobre o meu rosto. Sim, por amor ao Senhor, somos mortos todos os dias como ovelhas indo ao matadouro. Desperta Senhor, por que dorme? Acorda, não nos despreze para sempre. Por que esconde o seu rosto, para não ver nossa miséria? Venha em nosso auxílio, e resgata-nos por amor e misericórdia.


Sl 45- Canto ao rei. E o meu coração ferve com palavras boas. O rei é o mais belo dos filhos dos homens, por isso Deus o abençoa. E neste seu esplendor cavalga triunfante, por causa da verdade, da mansidão e da justiça. O seu trono, ó rei, é eterno e perpétuo. Ama a justiça e odeia a impiedade, foi por isso que Deus te ungiu com óleo da alegria.


Sl 46- Deus é o meu refúgio e fortaleza, socorro presente na dor. Ainda que a terra se abale, e os montes forem para o mar, nada temerei. Javé dos Exércitos está comigo. O Deus de Jacó é o meu refúgio. Venha admirar as obras do Senhor, pois ele faz cessar a guerra. Tenha paciência.


Sl 47- Aplaudam todos os povos, aclamem a Deus com triunfo. Porque Javé Deus Altíssimo é temível, e Rei de toda a terra. Ele colocará as nações sob nossos pés. Cante louvores a Deus, cante louvores ao Rei, cante louvores. Pois Deus é o Rei de toda a terra, cante louvores com inteligência. Deus se assenta sobre o trono da sua santidade.


Sl 48- Grande é Javé, e digno de louvor. O seu louvor é como o seu nome chega aos confins da terra. A sua mão direita está cheia de justiça. E Javé é nosso Deus para sempre, e nos guia até o fim.


Sl 49- Ouça isto, todos os que confiam nas suas posses, e se gloriam de sua riqueza. Elas não dão para libertar um irmão, porque o preço da alma é caríssimo. O homem sem entendimento é semelhante aos animais. Morre e acabou. Mas Deus recebe o honrado, e livra sua alma da morte.


Sl 50- Javé Deus poderoso chama os povos da terra, do nascente ao poente. Ajuntem-se os meus santos, aqueles que fizeram uma aliança comigo. Não quero sacrifícios e holocaustos de animais. Quero louvor e oração, e que paguem suas promessas. Então poderão invocar-me na angústia, eu os livrarei, e me glorificarão. Há ímpio que sabe minhas leis e as recita, mas não as cumpre. Odeia a correção. Apóia o roubo, o adultério e só pensa e fala maldade. Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorifica, e o que segue o caminho do bem, eu dou a salvação.


Sl 51- Tem misericórdia de mim, ó Deus. Pela sua bondade apaga minhas transgressões, e purifica-me do pecado. Pequei contra ti, e fiz o que é mal aos seus olhos. Sei que ama a verdade, e faz conhecer a sabedoria. Ó Deus me dê um coração puro, e coloca em mim um espírito reto. E ensinarei aos transgressores os seus caminhos, e aos pecadores a conversão. Abrirei minha boca para cantar o seu louvor, pois não quer holocaustos. Mas para o Senhor sacrifício é ter arrependimento no coração.


Sl 52- Por que se alegra na malícia, ó homem, se é a bondade de Deus que dura para sempre? Ama mais o mal do que o bem, e a mentira mais que a retidão. Deus castiga o homem que confia na sua riqueza, e se fortalece na sua maldade, pois Deus é a fortaleza.


Sl 53- Dizem os homens: ‘Não há Deus’. Eis que Deus procura alguém que tenha entendimento, e que o busque. E não acha. Desviaram-se todos, e não há quem faça o bem, nem um sequer.


Sl 54- Ó Deus ouve a minha oração, porque me perseguem. O Senhor é o meu auxílio. Eu te louvo, porque é bom, e me livra da angústia.


Sl 55- Ouça, ó Deus, a minha oração, e não se esconda. Temor e tremor vêm sobre mim, e o pavor me cobre, pois quem me afronta era meu amigo, que se juntou a outros, e me persegue. Suas palavras eram macias como manteiga, mas no coração queria guerra. Oro de tarde, de manhã e ao meio dia, e o invoco Javé. Sei que me salvará. Se entregue a Javé e ele te sustentará, e não deixará o justo ser abalado.


Sl 56- Em Deus ponho minha confiança, e nada temerei. Sempre que eu sofrer, confiarei no Senhor, porque ele livra a minha alma da morte. E te renderei ações de graças para sempre.


Sl 57- Tenha misericórdia de mim, ó Deus, pois confio no Senhor, e à sua sombra me abrigo até que a calamidade passe. Exaltado seja acima dos céus, ó Deus, e sua glória ilumine a terra. Louvo-te, Senhor, pois a sua misericórdia é grande.


Sl 58- Ó filhos dos homens será que julgam retamente, vocês que cometem injustiças, e mentem desde o ventre da mãe? O justo se alegrará quando vier a vingança, e lavará os pés no sangue do ímpio. Então todos dirão: Deveras há uma recompensa para o justo, e há um Deus que julga na terra.


Sl 59- Livra-me meu Deus, dos meus inimigos, defende-me deles, pois eles correm, e preparam ciladas para mim, sem que eu tenha culpa. O Senhor defende com poder. Não os mate, espalha-os com seu poder, ó Senhor, meu escudo. Se exaltam com as maldições e mentiras que falam. E eu canto seu poder, louvo com alegria a sua misericórdia, porque o Senhor é meu refúgio, proteção, fortaleza e defesa na angústia. Cantarei salmos com alegria.


Sl 60- Ó Deus, o Senhor se indignou, e nos rejeitou, nos espalhou. Olhe para nós, nos salve, e nos liberte. O Senhor abalou a terra, e ela trincou, agora repare suas trincas. Esperamos o seu auxílio, porque o socorro dos homens é vão.


Sl 61- Ouve, ó Deus, o meu clamor, atende à minha oração. Pois o Senhor é um refúgio, uma torre forte contra o inimigo. Habitarei para sempre no seu tabernáculo, e me abrigarei sob suas asas, e cantarei louvores ao seu nome perpetuamente.


Sl 62- A minha alma repousa em Deus, e dele vem a salvação. Ele é minha rocha de defesa, não serei atingido. Ó minha alma, espera em Deus, porque dele vem a esperança. Em Deus está a salvação e a glória, ele é a rocha, minha fortaleza e meu refúgio. O homem é vaidade, e as autoridades são mentiras. Pesados juntos são mais leves que a vaidade. Eles confiam na opressão, e se orgulham na rapina. Quando sua riqueza aumentar, não ponha nela seu coração. Porque o poder e a misericórdia, pertencem a Deus, e o Senhor retribuirá a cada um segundo a sua obra.


Sl 63- Ó Deus, o Senhor é o meu Deus, de madrugada te busco. Minha alma tem sede de ti, e de ver seu poder e glória. E os meus lábios te louvam, porque sua bondade é melhor que minha vida. Bendirei a ti enquanto viver, e a ti levantarei as minhas mãos. A minha alma te segue de perto, e sua mão direita me sustenta.


Sl 64- O justo se alegra em Javé, e confia nele. Todos os retos de coração se gloriam.


Sl 65- O louvor em Sião é para ti, ó Deus. O Senhor ouve as orações de todos que o procuram. Feliz o homem que o Senhor escolhe, e o recebe em seu templo, ele se farta da bondade, e justiça, ó Deus salvador, e esperança de todos. O Senhor irriga a terra com a chuva, os campos se enchem de rebanhos, e os vales se cobrem de trigo. E eles se alegram e cantam em seu louvor.


Sl 66- Celebre com fervor a Deus, toda a terra. Cante a glória do seu nome, dê glória ao seu louvor. Todos adorem e cantem o seu nome. Venha, e veja os prodígios de Deus. Converteu o mar em terra seca, passaram o rio a pé, e se alegraram nele. Ele domina eternamente pelo seu poder, e vigia as nações. Os rebeldes não se exaltem. Bendiga a Deus todos os povos, e façam ouvir o louvor ao que sustenta nossa vida, e nos guia. Bendito seja Deus, que não rejeitou minha oração, nem me negou sua misericórdia.


Sl 67- Todos os povos louvem a Deus. Deus tenha misericórdia de nós, e nos abençoe mostrando o caminho da salvação. Alegrem-se com fervor as nações, pois o Senhor julga os povos com justiça,


Sl 68- Levantou-se Deus, e seus inimigos se espalharam. Fogem da sua frente os que te odeiam. O Senhor os sopra como fumaça, e eles somem como cera diante do fogo. Mas alegre-se o justo, e louve na presença de Deus, e exulte diante dele.
Deus é o pai dos órfãos e defende as viúvas. Dá companhia ao solitário, e liberta os presos. E leva os rebeldes para uma terra seca. No passado, Deus mandou chuva em abundância, e fartou seu povo, e eles conquistaram as nações. Bendito seja o Senhor, que todo dia nos beneficia, ele nos salva. O Senhor deu a palavra, e grande é o exército dos que anunciam as boas novas.


Sl 69- Livra-me, ó Deus, pois me atolei num lamaçal profundo, entrei na água e a correnteza me arrasta. Mas o Senhor conhece os meus pecados, eles estão à vista. Que minha causa não desvie aquele que espera no Senhor. Javé ouve os necessitados, e não abandona os cativos. Louvem-no o céu e a terra, o mar e tudo que se move, porque Deus salvará Sião, e edificará as cidades de Judá.


Sl 70- Venha livrar me, ó Deus, apressa-se, e ajuda-me. Alegrem-se todos os que buscam o Senhor, e que amam a sua salvação. Digam: exaltado seja Deus. Eu, porém, estou aflito, e preciso que se apresse, pois o Senhor é o meu libertador. Não demore.


Sl 71- Javé confio na sua fidelidade. Livra-me com justiça, e salva-me. Seja a rocha e a fortaleza onde eu possa me refugiar. Livra-me das mãos do homem injusto e cruel. Pois o Senhor Javé é minha esperança, em confio ti desde a mocidade. Muitos podem me ajudar, mas o Senhor é um refúgio forte. Ó Deus, não se afaste de mim, apressa-se em ajudar-me. Enquanto espero, eu te louvo. Que eu te louve e te glorifique cada vez mais. Eu te louvarei com o saltério, cantarei com harpa, ó Santo de Israel. Cantarei para te exaltar, pois salvou a minha alma. Falarei da sua justiça todos os dias, porque frustrou os que procuravam o meu mal.


Sl 72- Ó Deus, deixe que o rei julgue, e ensina a justiça ao filho do rei. E ele julgará o povo com justiça, e os pobres com direito. E o povo terá paz e justiça. Ele julga o aflito, salva o necessitado, e castiga o opressor. Assim floresce o justo, e há paz, e os homens serão abençoados. Bendito seja Javé, o Deus de Israel, porque só ele faz maravilhas. Bendito seja para sempre o seu nome glorioso, e a terra se enche da sua glória. Amém.


Sl 73- Deus é bom para Israel, e para os puros de coração. Mas eu quase me desviei Senhor, pois tive inveja do ímpio quando vi sua prosperidade. Não têm trabalho, nem preocupação. São soberbos, violentos, corruptos, opressores, arrogantes e multiplicam sua riqueza. Eu queria ser assim. Mas quando entrei no santuário de Deus eu entendi o fim deles. O Senhor me dá conselhos, e me receberá na glória. O Senhor está no céu, e na terra só desejo a ti.


Sl 74- Por que, ó Deus, continua a nos rejeitar? Por que se ira com as ovelhas do seu pasto? Até quando o adversário nos afrontará, e blasfemará o seu nome? Já não vemos os seus sinais, e não há profeta para julgar. Todavia o Senhor é Rei desde a antiguidade, e opera a salvação no meio do povo.


Sl 75- Ó Deus te glorifico e te louvo, porque está entre nós, e faz maravilhas. A salvação não vem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto, nem das montanhas, vem de Deus que é o Juiz. Um ele abate, e outro ele exalta. Tira o poder dos ímpios, e dá aos justos.


Sl 76- Deus é conhecido em Judá, e grande é o seu nome em Israel. Ele protege Jerusalém, porque lá está seu tabernáculo, e sua morada é em Sião. Ele quebra o orgulho das autoridades, e os reis da terra o teme.


Sl 77- A Deus elevo minha voz, e ele me ouve. Na angústia busco o Senhor, e não durmo pensando se o Senhor me rejeitará para sempre. Se terminou sua bondade para com Israel. Se acabou sua promessa a todas as gerações, e se esqueceu de ter misericórdia.


Sl 78- Escuta meu povo, ouça as minhas palavras. O Senhor deu a nossos pais a lei de Israel, para que as gerações a conhecessem, e pusessem sua esperança em Deus, guardando seus mandamentos. HISTÓRIA DE ISRAEL. Escolheu o monte Sião na tribo de Judá, para edificar o seu santuário, e elegeu a Davi seu servo, como rei.


Sl 79- Ó Deus, os pagãos contaminaram o seu santo templo, e destruíram Jerusalém. Até quando, Javé, se indignará conosco? Enfureça-se com os reinos que não te invocam. Ajuda-nos ó Deus, pela glória do seu nome. Salva-nos, e perdoe nossos pecados. Assim nós cantaremos seus louvores de geração em geração.


Sl 80- O Senhor é o pastor de Israel, ouça-nos Senhor. Liberte-nos do cativeiro, ó Deus, mostra-nos o seu rosto, e seremos salvos.


Sl 81- Exulte a Deus, nossa fortaleza. Aclame ao Deus de Jacó, e cante um salmo acompanhado de instrumentos. Escuta Israel, te libertei do Egito, mas você não quis me ouvir. Seguiu os desejos do seu coração, e seu próprios conselhos. Se me ouvisse, eu o sustentaria com o trigo mais fino, e o fartaria com o mel.


Sl 82- Até quando julgará injustamente, e favorecerá o ímpio? Faça justiça ao pobre e ao órfão, defenda o aflito e o necessitado. Tire-os das mãos dos malvados.


Sl 83- Ó Deus, não fique em silêncio, nem se acomode, pois os inimigos atacam seu povo para matá-lo. Meu Deus espalhe-os como um tufão, como o fogo que queima um bosque, para que saibam que Javé é poderoso sobre a terra.


Sl 84- Como é amável seu tabernáculo, Javé dos Exércitos! Feliz o homem que mora em sua casa, te louva sem parar. Vale mais um dia contigo do que mil dias comuns, porque Javé Deus é como o sol, é um escudo, que dá graça e glória. Feliz o homem cujo poder está no Senhor, e nele põe sua confiança.


Sl 85- Javé abençoou o seu povo, e faz Jacó voltar do cativeiro. Perdoou seu pecado. Javé mostrou sua misericórdia, e nos salva. E ouviremos o Senhor, porque ele fala de paz, e sua salvação está perto daqueles que o teme. A justiça vai à frente, e a seguiremos.


Sl 86- Javé proteja minha alma, pois estou angustiado e aflito. Ó meu Deus salva o seu servo fiel, que em ti confia. Ensina-me seu caminho, e andarei nele. Faça-me temer o seu nome, e eu louvarei e glorificarei o seu nome para sempre. O Senhor é bom e paciente, lento para a ira, cheio de clemência e fidelidade.


Sl 87- Javé ama as portas de Sião, mais do que todas as tendas de Jacó. Dizem coisas gloriosas de ti, ó cidade de Deus, que inspira canções e músicas.


Sl 88- Javé Deus meu salvador, clamo a ti dia e noite, ouça o meu clamor. Porque estou angustiado, e à beira da morte. O Senhor não se lembra dos mortos, não lhes mostra suas maravilhas, nem sua justiça. E eles não se levantam para te louvar.


Sl 89- Cantarei a bondade de Javé e sua fidelidade, de geração em geração. Ó Javé o céu expõe sua obra maravilhosa. O mar te obedece, e aquieta suas ondas. A base do teu trono é Justiça e juízo. A misericórdia e a verdade estão diante de ti. Feliz o povo que te louva, pois se alegrará todo dia, e sentirá sua justiça. Se os filhos de Davi não guardarem a minha lei, eu os corrigirei com a vara, e com açoites, mas não quebrarei a aliança que fiz com ele.


Sl 90- Javé é nosso refúgio de geração em geração. O Senhor é Deus antes de criar a terra e o mundo. Faz o homem voltar ao pó. Mil anos são como o dia de ontem que passou, e o homem passa como um sono. Como a erva que de manhã nasce, cresce e floresce, e à tarde seca. O Senhor conhece nosso pecado, e nos dá um coração sábio. Abençoa-nos com bondade, e nos alegraremos.


Sl 91- Aquele que habita junto ao Altíssimo, fica na sua sombra, e diz: Tu és o meu Deus, meu refúgio e fortaleza, em ti confio. E o Onipotente o protege, e o livra das armadilhas e das doenças. Não tem medo, mil caem no lado, e dez mil no outro, mas ele não cai. Os anjos guardam-no no caminho, e seguram-no quando tropeçar. Ele grita, e o Senhor responde, e o acalma na angústia, e o livra. Dá-lhe longa vida e salvação.


Sl 92- Bom é louvar Javé, ó Altíssimo, e cantar louvores ao seu nome. Anunciar sua bondade de manhã, e sua fidelidade à noite. Como são grandes as obras de Javé, e profundo seu pensamento! O homem natural, nem o louco entendem isso, e os iníquos fogem. O justo florescerá como a palmeira, e o cedro no Líbano, para anunciar que o Senhor é reto, e que nele não há injustiça. Ele é o Altíssimo eternamente.


Sl 93- Javé reina, e está vestido de majestade. Ele tem um cinto de poder. Firmou a terra, e ela não se abala. Seu trono é firme desde sempre. Ele é mais poderoso que as águas, e que as ondas do mar. E dá testemunho de fidelidade e santidade.


Sl 94- Até quando Javé triunfarão os ímpios? Eles falam com arrogância, e se gloriam de pecar. Maltratam o povo, a viúva, o órfão, o estrangeiro, e dizem que o Senhor não vê. Mas o Senhor sabe que tudo que o homem pensa é vaidade. Feliz o homem que o Senhor adverte, pois lhe ensina sua lei, e lhe dará a paz. Javé socorre o justo contra os malfeitores.


Sl 95- Venham cantemos louvores e salmos, e aclamemos Javé a rocha da salvação. Porque ele é Deus grande, e Rei sobre todos. Sim, venham. Adoremos e ajoelhemos diante do Senhor que nos criou, e é nosso Deus. Não endureçam o coração, como seus pais no deserto, pois foi por isso que não entraram no meu repouso.


Sl 96- Cante a Javé um cântico novo, cante a Javé toda a terra. Cante e bendiga o seu nome. Anuncie às nações a salvação, sua glória e suas maravilhas, porque Javé é grande, e digno de louvor, é mais temível do que todos os deuses. Adore ao Senhor na santidade. Alegrem-se o céu, a terra, o campo, as árvores, e brame o mar.


Sl 97- Javé é rei, e todos se alegrem e regozijem. Justiça e juízo são a base do seu trono. Javé não decepciona seu servo, como os ídolos. Ele ama quem detesta o mal, e os protege. Semeia a luz sobre o justo, e a alegria sobre os retos de coração. Alegrem-se, ó justos, no Senhor, e deem louvores à sua santidade.


Sl 98- Cante a Javé um cântico novo, porque ele faz maravilhas. Julgou o ímpio, e nos deu a salvação. Exulte toda a terra, alegrem-se de prazer, e cantem louvores a Javé. Louvem o mar, o mundo e seus habitantes, os rios batam palmas, e se regozijem os montes. Porque Javé julga a terra com justiça, e o povo com equidade.


Sl 99- Javé é rei, e os povos tremem. Ele é poderoso na justiça, e julga com igualdade. Exalte nosso Deus, e prostre-se diante dele, pois ele é santo.


Sl 100- Celebre com fervor para Javé. Sirva-o com alegria, e apresente-se cantando. Saiba que Javé é Deus, ele nos criou, e somos seu povo, ovelhas do seu pasto. Entre no santuário com gratidão, e louvor. Louve-o, e bendiga o seu nome. Porque Javé é bom, e eterna é sua misericórdia. Ele dá a felicidade às gerações.


Sl 101- Canto sua misericórdia e justiça, Javé. Sigo o caminho reto, e te encontro. Despreze a obra dos que se desviam, e não tenha amizades com eles. Afaste-se do que fala mal do outro, do que tem olhar altivo e coração soberbo, e do enganador.


Sl 102- Javé, ouça minha oração, e chegue a ti meu clamor. Não me rejeite na hora da angústia, quando eu pedir, atenda-me. Pois chegou a hora de se compadecer de Sião. E quando Javé edificar Sião, veremos sua glória. Ele atenderá à oração do desamparado, ouvirá o gemido dos cativos, e livrará os condenados.


Sl 103- Bendiga, ó minha alma, a Javé. E tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome, e não esqueça de seus benefícios. Ele perdoa todos os pecados, e cura as feridas, e salva da perdição. Com bondade e misericórdia ele sustenta, renova, e faz justiça ao oprimido. Javé é misericordioso, piedoso, longânime e cheio de bondade. Não nos reprova para sempre, nem nos trata conforme nosso pecado. Assim como um pai se compadece de seu filho, Javé se compadece daquele que o teme. Pois ele sabe que somos barro. Que somos como a flor do campo, assim que se abre o vento leva. Mas sua misericórdia e justiça são eternas para quem o teme, e cumprem seus mandamentos. Bendiga Javé, todas as suas obras, em todo o seu domínio. Bendiga, ó minha alma, ao Senhor.


Sl 104- Bendiga, ó minha alma, a Javé. O Senhor é grandioso. Reveste-se de majestade e esplendor, e envolve-se num manto de luz. A CRIAÇÃO. Ó Senhor, quão variadas são as suas obras! Feitas com sabedoria, enriquecem a terra. O Senhor as sustenta, e se esconde o rosto elas se perturbam, se lhes tira o fôlego, morrem, e voltam ao pó. Se enviar seu Espírito, elas são criadas, e renova a face da terra. Cante louvores ao Senhor enquanto viver.


Sl 105- Louve Javé, e invoque o seu nome. Anuncie todas suas obras e maravilhas entre os povos. Alegre-se, cante-lhe salmos, glorie-se, os que buscam o Senhor. HISTÓRIA ISRAEL.


Sl 106- Louve Javé porque ele é bom, e sua misericórdia é eterna. Feliz aquele que respeita o direito, e sempre pratica a justiça. Nós pecamos como nossos pais, somos injustos e perversos. Nossos pais não entenderam as maravilhas que Javé fez no Egito. Nem se lembraram das misericórdias, e o provocaram no mar, sim no Mar Vermelho. Mas ele os salvou para fazer seu nome conhecido. EXODO DO EGITO. No Canaã não destruíram os povos pagãos, como Javé ordenou, se misturaram com eles, e serviram aos seus ídolos. Então o Senhor se irou, e os entregou nas mãos dos inimigos, e eles foram oprimidos. Contudo ouviu seu clamor, e atendeu à sua aflição, e os libertou do cativeiro.


Sl 107- Louve Javé, porque ele é bom, e sua bondade é eterna. O cativo clamou na sua angústia, e Javé o tirou do cativeiro, e o levou direito para sua cidade. Louve Javé pela sua bondade, e pelas maravilhas que faz. Ele fartou o sedento e o faminto, e os livrou da morte. Enviou a sua palavra, e os sarou. Louve Javé pela sua bondade, e pelas maravilhas que faz. Ofereçam sacrifícios de louvor, e divulguem suas obras, pois ele põe fontes no deserto, para os famintos cultivar e morar. E os abençoa para eles e seu gado se multiplicarem. Os retos o verão, e se alegrarão, e não haverá mais injustiça.


Sl 108- O meu coração está firme, ó Deus. Cantarei louvores e salmos, porque grande é a sua bondade e é fiel a sua palavra. Senhor nos liberte, nos salve e nos ouça. Quem me levará com segurança? Quem me guiará? É o Senhor. Tira-nos da angústia, porque o socorro do homem é vão.


Sl 109- Ó DEUS responda ao meu louvor, pois falam mal de mim. Tratei-lhes com amor, e eles se tornaram meus adversários, e eu oro por eles. Tratei-os bem, e me fazem o mal. MALDIÇÕES PARA O INIMIGO. Lembre-se Senhor do pecado de seus pais. Em vez de ter misericórdia de um homem aflito eles o perseguem para matar. Como ama a maldição, que ele a tenha. Como não deseja bênção, que ela se afaste dele. Mas livra-me Senhor, e trata-me com amor, e misericórdia. Para que saibam que o Senhor é bom. Eles nos amaldiçoam, mas o Senhor abençoa, que eles vejam que se enganam, e seu servo se alegre. E louvarei muito o Senhor no meio da multidão.


Sl 110- Javé disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos como banco para os seus pés. E você os domine. Jurou Javé, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.


Sl 111- Louve Javé de todo coração, em todos os lugares, pois grandes são suas obras, queridas por todos que o procuram. Obras de glória e majestade. E a sua justiça permanecerá para sempre. Javé é misericordioso, sustenta os que o temem. As obras das suas mãos são verdadeiras e justas, seguras e eternos são suas leis feitas em verdade e retidão. O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria. Os que cumprem seus mandamentos têm entendimento, e louvará Javé para sempre.


Sl 112- Feliz o homem que teme Javé, e que tem grande prazer em seus mandamentos. Prosperidade e riqueza há em sua casa, e a justiça permanecerá para sempre. Para ele não há trevas. Ele é piedoso, misericordioso e justo. Ele não teme maus rumores, e seu coração está firme, confiando no Senhor.


Sl 113- Louve servos de Javé, louve o nome de Javé. Seja bendito o nome de Javé, desde agora para sempre. Desde o nascer ao por do Sol, seja louvado o nome de Javé. Quem é como nosso Deus, que faz o pobre e o necessitado se sentar com os príncipes? E faz da mulher estéril mãe de muitos filhos. Louve Javé.


Sl 114- Quando Israel saiu do Egito, Judá foi eleito o santuário do Senhor, e Israel o seu reino. O Mar Vermelho abriu, o Rio Jordão voltou, e os montes saltaram como carneiros.


Sl 115- Dê glória ao nome de Javé pela sua bondade e fidelidade. Não aos homens. Os pagãos perguntam: Onde está (a estátua) o seu Deus? O nosso Deus está nos céus, e ele faz o que quer. Já as estátuas são de prata e ouro, mas não fazem nada, são obra das mãos dos homens. Israel confia no Senhor, pois ele é o seu auxílio e o seu escudo. O que teme Javé confia nele, e ele o abençoa. E nós bendizemos ao Senhor, desde agora e para sempre.


Sl 116- Amo Javé, porque ele ouviu a minha súplica. Piedoso, justo e misericordioso é Javé nosso Deus. Ele nos livra da morte, enxuga nossas lágrimas, e livra nossos pés da queda. Andarei nos caminhos do Senhor.

Sl 117- Louvem Javé todos os povos, porque é grande sua bondade para conosco, e sua fidelidade é para sempre. Louvem ao Senhor.


Sl 118- Louvem Javé porque ele é bom, e sua bondade dura para sempre. Digam agora os que temem Javé, ‘Sua bondade dura para sempre’. Quando o invoco ele me atende, e me salva. Javé está comigo, não temo coisa alguma. É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. E enquanto viver anunciarei as obras do Senhor. Ele me castigou muito, mas não me entregou à morte. Abriu-me as portas da justiça, e eu entrei por elas. Esta é a porta do Senhor pela qual os justos entram. A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra do canto. Quem fez este dia foi o Senhor, um dia de alegria. Bendito aquele que vem em nome de Javé. Deus é Javé que nos mostra a luz. Ele é o meu Deus, e eu o louvo, e o exalto. Louvem Javé, porque ele é bom, e sua bondade dura para sempre.


Sl 119- A LEI DE DEUS
A- Feliz aquele que tem uma vida pura, porque segue a lei de Javé, e o procura de coração.
B- Como manter a vida pura? Sendo fiel à palavra do Senhor. Eu me delicio na sua palavra, e não me esqueço delas.
G- Javé abra meus olhos para que eu entenda sua lei.
D- Escolhi o caminho da fidelidade, impus-me a sua lei.
H- Ensina-me a obedecer sua lei, e guardá-la de coração.
V- Encontro delícias em seus mandamentos, porque os amo.
Z- Meu consolo é que sua palavra me dá a vida. Seguir seus mandamentos é a parte que me cabe.
CH- Sou amigo dos que o temem, e dos que seguem suas leis.
T- Dai-me senso de justiça e sabedoria, porque confio na sua lei.
J- Sei Senhor que sua lei é justa, e tenho que ser fiel a ela.
K- Entristeço desejando sua palavra, quando virá consolar-me?
L- Sua palavra é eterna, tão estável como o céu. Jamais esquecerei seus mandamentos, pois é por eles que recebo a vida.
M- Como amo sua lei! Medito nela o dia inteiro.
N- Sua palavra é uma lanterna para os pés, e ilumina o caminho.
S- Javé é meu abrigo e escudo, nele confio. O respeito que tenho pelo Senhor me faz tremer, seus decretos me inspiram temor.
O- Por isso amo seus mandamentos mais que o puro ouro.
P- Sua palavra é uma verdadeira luz, que dá sabedoria ao simples.
TZ- Justo é o Senhor, e retos são seus julgamentos. Sua justiça é eterna, e sua lei não se altera.
Q- Javé está perto, e seus mandamentos são verdades.
R- Veja minha aflição e liberta-me, pois não esqueci de sua lei.
SH- Encontro alegria em sua palavra, como quem encontra um grande tesouro. Sou fiel aos seus preceitos, e os amo com fervor.
TH- Cantarei suas palavras, porque são justas.


Sl 120- Na angústia chamei por Javé, ele me ouviu e livrou-me dos mentirosos. Sou pacífico, mas vivi com pessoas que odiavam a paz, e quando eu falava nela, eles já queriam guerra.


Sl 121- Olho sobre os montes, de onde virá meu socorro? O meu socorro vem de Javé que fez o céu e a terra. Ele me guarda, e não me deixa cair. Ele guarda Israel e não se distrai. Javé é quem te guarda, ele está contigo como sua sombra à sua direita. E o sol não te molesta de dia nem a lua de noite. Ele livra sua alma do mal, guarda sua entrada e saída, agora e sempre.


Sl 122- Alegrei-me quando me disseram: ‘Vamos à casa de Javé’. As tribos do Senhor vão a Jerusalém dar graças ao nome de Javé. Lá está o trono da justiça. Ore pela paz. Que haja paz e prosperidade em Jerusalém, e nos seus palácios.


Sl 123- Levanto os olhos para o Senhor, que habita nos céu. Tem piedade de nós, ó Javé, tem piedade de nós, pois estamos cansados de ser humilhados pelos inimigos.


Sl 124- Diga Israel, Javé nos salvou quando o inimigo nos atacou. Se não fosse Javé, eles passariam sobre nós como uma torrente de água. Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa, e salvou nossa alma, como um pássaro sai do laço do passarinheiro. Graças ao socorro do Senhor, que fez o céu e a terra.


Sl 125- Aqueles que confiam em Javé serão como o monte Sião, não se abalam. Javé envolve seu povo como as montes envolvem Jerusalém. E a impiedade não prevalece sobre os justos. Javé faz bem aos bons e aos justos. E expulsa os que se desviam, e haverá paz em Israel.


Sl 126- Quando Javé trouxe os cativos de volta para Sião, parecia um sonho. Eram só risos, e cânticos porque Javé fez maravilhas. Tire-nos do cativeiro Ó Javé, leve-nos para Sião. E os que semeiam com lágrimas colherão com alegria.


Sl 127- Se Javé não constrói a casa, os pedreiros trabalham em vão. Se Javé não guarda a cidade, a sentinela vigia em vão. É inútil levantar cedo, dormir tarde, e juntar bens, pois Javé nos abençoa até quando dormimos. Os filhos são heranças dadas por Javé. Feliz o homem que tem muitos filhos.


Sl 128- Feliz aquele que teme Javé, e anda nos seus caminhos. Comerás do seu trabalho, e será feliz. A sua mulher será como uma videira, e seus filhos como pés de oliveira ao lado de casa. Assim será abençoado o que teme ao Senhor.


Sl 129- Ah! Fui perseguido pelos maus desde jovem. Mas Javé é justo e me livrou deles. Javé combate os que odeiam Sião.


Sl 130- Das profundezas clamo a Javé. Senhor, escuta a minha oração. Se Javé levar em conta os pecados, ninguém subsistirá. Mas o Senhor perdoa para ser temido. Espero por Javé mais do que os guardas pela manhã. Espere Israel no Senhor, porque ele é misericordioso, e salva todos.


Sl 131- Javé, meu coração não é orgulhoso, nem meus olhos são arrogantes. Não procuro grandezas, nem exaltação. Estou em paz como uma criança no colo da mãe, pois minha esperança está em Javé, desde agora e para sempre.


Sl 132- Lembra-se de Davi, Javé, e de sua vontade de construir seu templo. Jurou não entrar em casa, e nem dormir, enquanto não demarcar o templo de Javé. Para poder entrar em seu tabernáculo, e prostrar-se ante o apoio de seus pés.

Sl 133- Oh! Como é bom e suave irmãos que vivem unidos. É como o óleo precioso sobre a cabeça. Como o orvalho que cai. E Javé lhes dá bênçãos e vida para sempre.


Sl 134- Bendizei a Javé todos seus servos, em oração. E Javé que fez o céu e a terra te abençoará de Sião.


Sl 135- Louve o nome de Javé, louve-o, servos de Javé, porque ele é bom. Cante louvores ao seu nome, porque é agradável. O Senhor escolheu Jacó, e Israel é seu tesouro. Ele faz subir os vapores, os relâmpagos, os ventos e a chuva. Tirou Israel do Egito, e venceu poderosas nações para em seu lugar estabelecê-los. O seu nome, ó Javé, é eterno, e a sua memória passa de geração em geração. Pois o Senhor guarda o seu povo, e perdoa os seus servos.


Sl 136- Louve Javé, porque ele é bom, e sua bondade dura para sempre. Ele faz maravilhas. Fez os céus e a terra com sabedoria. O sol para governar o dia, a lua e as estrelas para a noite. Ele feriu o Egito e livrou Israel com mão forte. Dividiu o Mar Vermelho, e fez Israel passar. Guiou o seu povo pelo deserto, e lhe deu a terra do Canaã em herança. Ele sustenta todos os vivos. Louvai ao Deus dos céus; porque a sua bondade dura para sempre.


Sl 137- À beira dos rios da Babilônia nos assentamos, e choramos ao lembrar de Sião. Dependuramos nossas harpas nos salgueiros. Aqueles que nos escravizavam queriam alegria, e canções de Sião. Se eu me esquecer de ti ó Jerusalém, que minha direita se paralise, e minha língua se cole no céu da boca.


Sl 138- Eu te louvo, de todo o meu coração, e na presença dos deuses a ti cantarei louvores. Eu louvo o seu nome porque é bom, e fiel. Todos os reis da terra te louvarão, quando ouvirem suas palavras. E cantarão as leis de Javé, pois grande é sua glória. Javé é excelso, mas vigia o humilde, e o soberbo passa longe.


Sl 139- Javé, o Senhor me sonda, e me conhece. Sabe se me sento ou se me levanto. Sabe o que penso. Observa meus passos, e está sempre por perto. Se quiser fugir de ti, não tenho para onde ir, pois está no céu e no abismo. Se eu for às extremidades do mar, sua mão me guiará. Se a treva me cobre, o Senhor me vê como se houvesse luz. Eu te louvo, porque de um modo maravilhoso fui feito no ventre de minha mãe. Conhece minha alma muito bem. Seus ensinamentos são preciosos. Aqueles que não gostam do Senhor são meus inimigos também. Sonda, ó Deus, o meu coração, e me prova. E se ando pelo caminho do mal, guia-me para o caminho eterno.


Sl 140- Livra-me ó Javé, do homem mau, e do violento, que tem o mal no coração, e só pensa em guerra. Javé é o meu Deus, e ouve as minhas súplicas. Sei que defende o pobre e o oprimido, por isso os justos louvam o seu nome, e vivem na sua presença.


Sl 141- Javé clamo a ti, escuta-me. Que a minha oração suba a ti como incenso. Não deixe o meu coração se inclinar para o mal, e guarda a minha língua. Se um justo me bate, é um favor que me faz. Se me repreende não rejeitarei. Olho para ti e contemplo, ó Javé, mas me livra da rede dos ímpios.


Sl 142- Clamo a Javé, e imploro. Na perseguição, me queixo, e lhe exponho minha angústia. Não há ninguém em quem se apoiar. Mas Javé é meu apoio, ele é a minha porção na terra dos vivos.


Sl 143- Ó Javé ouça minha oração e minha súplica, atenda-me segundo a sua fidelidade, e justiça. Não me julgue, porque não há justo diante de ti. Estendo-lhe minhas mãos, pois tenho sede de ti, como terra sedenta. Em ti confio, mostre-me o caminho que devo seguir. A ti procuro para me esconder, livra-me Senhor dos meus inimigos. Ensina-me a fazer a sua vontade, pois é o meu Deus. Restaura-me pelo seu nome, pela sua justiça livra-me na angústia.


Sl 144- Bendito seja Javé, minha rocha, que treina as minhas mãos para a guerra. O Senhor é bom, é minha fortaleza e refúgio, escudo em quem confio e meu libertador. Javé, o homem não é nada para ter seu amor. Ele é só vaidade, e sua vida é como uma sombra que passa. Sua boca só fala mentiras, e sua mão direita é falsidade. A ti, ó Deus, cantarei uma nova canção e louvores, pois o Senhor salva seu servo. Feliz o povo cujo Deus é Javé.


Sl 145- Eu te exalto e te bendigo ó Deus meu rei. Todos os dias bendirei, e louvarei o seu nome pelos séculos dos séculos. Grande é Javé, sua grandeza é insondável, ele é digno de louvor. Uma geração mostra à outra as suas obras, e divulga suas maravilhas. Contam fatos de sua bondade, e cantam a sua justiça, porque Javé é bom para todos, e sua misericórdia está em todas as suas obras. Falam da glória do seu reino, e relatam os prodígios que faz para mostrar sua magnificência. O seu reino é um reino eterno, é para todas as gerações. Javé segura os fracos, e levanta os que caem. Todos esperam dele a providência, e ela é dada a seu tempo. Ele abre a mão, e nos farta. Justo é Javé nos seus desígnios, e santo em todas as obras. Javé está perto do fiel que o chama. Cumpri o desejo do que o teme, o ouve, e o salva. Javé guarda o que o ama, mas destruirá os ímpios.


Sl 146- Louve Javé. Ó minha alma, louva Javé. Eu louvarei ao Senhor durante a minha vida. Não confie no homem, pois ele não te salva. Quando o espírito sai dele, volta a ser terra, e deixa de pensar. Feliz aquele que espera o auxílio de Deus. Javé fez os céus e a terra, o mar e tudo que há neles. Ele é fiel eternamente, faz justiça ao oprimido, dá pão ao faminto, solta o encarcerado, abre os olhos do cego, ergue o abatido, protege o estrangeiro, sustenta o órfão e a viúva, ama o justo, mas castiga o ímpio. Javé reinará eternamente. Louve ao Senhor.


Sl 147- Louve Javé. Pois é bom cantar louvores ao nosso Deus, e o louvor é agradável e convém ao Senhor. Ele ama Jerusalém, e junta os dispersos de Israel. Cura os corações tristes. Grande e poderoso é o Senhor, e seu entendimento é infinito. Ele eleva o pobre, e abate o ímpio. Cobre o céu de nuvens, faz chover, e faz a planta produzir. Ele gosta de quem o teme, e do que espera na sua misericórdia. Louva ó Jerusalém, ao Senhor. Louva ó Sião, o seu Deus. Porque ele te protege, te dá paz e alimento farto. Ele manda e tudo obedece. Mostra sua palavra a Jacó, e suas leis a Israel. Não faz isto a nenhuma outra nação, por isso elas não conhecem sua vontade. Louve ao Senhor.


Sl 148- Louve Javé no céu e nas alturas, seus anjos e exércitos, o sol, a lua, e as estrelas. Louvem o nome de Javé, pois ele falou, e tudo foi criado. Louve Javé na terra, as baleias e abismos, fogo e saraiva, neve e tempestade, montes e morros, árvores e florestas, feras e gados, répteis e aves. Também os príncipes e juízes, reis e povos, moços e moças, velhos e crianças. Louve Javé, pois só ele é excelso, e a sua majestade está na terra e no céu. Louve, fiéis de Israel seu povo. Louve Javé.


Sl 149- Louve Javé. Cante uma nova canção, alegre-se Israel com aquele que o fez, alegrem-se filhos de Sião no seu Rei. Porque ele se agrada do seu povo, e honra os mansos com a salvação.


Sl 150- Louve Javé no seu santuário. Louve-o no trono. Louve-o pelo seu poder, e sua excelência eterna. Tudo que respira louve Javé. Louve ao Senhor.


Voltar ao Índice
_______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Menu

_____________________________________________________________________________

Escolha