04/11/2011

OS PROFETAS menores

OS 12 PROFETAS MENORES

Contém os Livros dos profetas:  

OSEIAS,  JOEL,  AMÓS,  ABDIAS,  JONAS,  MIQUEIAS,  NAUM,  HABACUC,  SOFONIAS,  AGEU,  ZACARIAS  e  MALAQUIAS ........  total 17 páginas
________________________________________________________________________




VERSÃO DO LIVRO DE OSEIAS

Os 1- O Senhor disse a Oseias: Case se com uma mulher adúltera, e tenha filhos com ela.
Isto significa que o Senhor foi traído na aliança que fez com Israel. Oseias teve três filhos. Isto significa que Israel será (1)dominado, (2)depois extinto, e por fim, (3)o Senhor não será mais seu Deus.

Os 2- a) profecia do castigo de Jerusalém, a infiel.
Povo proteste, porque sua mãe não é mais minha esposa. Ela deve se afastar do adultério, para não ficar vazia. Cercá-la-ei com um muro sem porta, e não lhe darei mais o trigo, vinho e lã. Não terá diversão nem festas. Assim pagará por seus amantes.
        b) profecia da conversão de Jerusalém.
Vou atraí-la ao deserto, e lhe falar no coração. Depois vou lhe dar vinhas e um vale fértil, e ela voltará, e me chamará ‘meu marido’. Vou desposá-la para sempre na justiça e no direito, com bondade e ternura, e ela conhecerá o Senhor. Naquele dia céus e terra se entenderão. Meus filhos se unirão, e eu direi ‘É o meu povo’, e eles dirão ‘Sois meu Deus’.

Os 3- Deus.
O Senhor disse a Oseias: Ame de novo sua esposa que foi adúltera, pois assim é que o Senhor ama Israel. Ele gosta de outros deuses, mas no fim voltará comovido à bondade do Senhor.

Os 4- a) O homem.
Deus está em litígio com os habitantes da terra. Porque não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Porque são mentirosos, maus, não lhe respeitam, juram falso, assassinam, roubam, adulteram, são violentos. Por isso a terra está de luto.
         b) A igreja.
Censuro o sacerdote que tropeça durante o dia, e o profeta que tropeça à noite. Nutrem-se do pecado do povo, e são ávidos pelos seus erros. O povo consulta sua imagem, ela faz revelações, e se desvia por falta de orientação. O povo insensato se lança à perdição, e só voltará depois de se arrepender.

Os 5- O povo irá oferecer sacrifícios ao Senhor, mas não o encontrarão, pois Ele se afastou deles.

Os 6- a) Conversão e ressurreição.
Voltemos ao Senhor, pois Ele nos cura, nos dá a vida em dois dias, e no terceiro levantaremos, para viver na sua presença. Esforcemos-nos em conhecer o Senhor, pois sua vinda é certa como a aurora.
         b) Deus disse: O amor de Israel é como uma nuvem que passa, mas eu quero seu amor, e que me conheça. Não quero sacrifícios.

Os 7 a 10 - Infidelidade e castigo de Israel.
Israel era uma vinha frondosa, que dava muitos cachos, porém quanto mais frutos dava, mais altares fazia. Hipócrita é o seu coração, e vai receber o castigo certo. Porei Efraim e Judá numa canga e lavrarão a terra, e Jacó puxará o arado. Semeie a justiça, e colha a bondade. Cultiva o mal, e colha o pecado.

Os 11- O homem e Deus.
Israel era criança, eu o amava, e então chamei (Israel) meu filho do Egito. Tirei a rédea da sua boca, e lhe dei alimento. Quanto mais o chamei, mais se achegou a Baal. Meu povo é inclinado a se separar de mim, convido-o a subir ao Altíssimo, mas ninguém procura se elevar. E deste jeito, ele voltará para o Egito, e o assírio será seu rei.

Os 12- Jacó.
Efraim mente, e Israel finge. Jacó suplantou o irmão (Esaú). E quando adulto, lutou com Deus. Lutou com o anjo, e venceu; chorou, e pediu a bênção. Em Betel, Javé Deus lhe falou: Volta ao teu Deus, conserva a piedade e a justiça, e espera sempre nele.

Os 13- Infidelidade.
Os israelitas fazem estátuas, falam com elas, dão beijos, e oferecem sacrifícios. Os ídolos são como nuvem e orvalho, que logo passam, como palha e fumaça, que o vento leva. Mas eu sou Deus, que os tirou do Egito, e não há outro Deus. Dei bom pasto para comer, e se fartar. Depois eles me desobedecem e me esquecem.

Os 14- Perdão a Israel.
Volta Israel, ao Senhor Deus, pois o pecado te faz cair. Peça perdão por eles. E perdoarei sua infidelidade, e o amarei de coração. Então florescerá como o lírio, e dará raízes como o álamo, será formoso como a oliveira, e terá perfume de cedro. Cultivará o trigo, e colherá a vinha. Pois eu o afligi, mas o farei feliz.
_______________________________________________________________________



VERSÃO DO LIVRO DE JOEL

Jl 1- Jerusalém é invadida por gafanhotos, e passa por dificuldades. Joel diz: Faça jejum, convoque o povo no templo, e clame ao Senhor: ‘Ai que dia!’. O dia do Senhor está próximo, e vem como um furacão solto pelo Todo Poderoso.

Jl 2- Não tema! Alegre-se, pois o Senhor fez maravilhas! O pasto brota, a árvore dá frutos. Alegre-se Sião. Rejubile-se no Senhor. Porque ele faz chover no tempo certo, e as eiras se enchem de trigo, e o lagar transborda de vinho.

Jl 3- Depois disso derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo, que profetizarão, e terão sonhos e visões. O sol se converterá em trevas e a lua em sangue, mas aquele que invocar o nome do Senhor será poupado, porque em Jerusalém haverá um resto, e entre os sobreviventes estão os que o Senhor chamou.

Jl 4- Reunirei todos, e restaurarei Judá e Jerusalém. Os montes destilarão vinho, o leite manará nas colinas, e a água jorrará nas torrentes de Judá.
________________________________________________________________________


VERSÃO DO LIVRO DE AMÓS

Am 1a 4- Oráculos para as cidades de Judá e Israel dois anos antes do terremoto.

Am 5- a) Conversão.
O Senhor disse: Busque-me e viverá, porque conheço seus crimes, e a gravidade de seus pecados. Por isso o prudente se cala neste tempo, porque é tempo do mau. Busque o bem e não o mal, e viverá, e o Senhor estará com você. Faça justiça nas assembleias, talvez o Senhor tenha piedade do que resta de Israel.
         b) O dia do Senhor.
O dia do Senhor será treva e não luz, porque ele não gosta de suas festas e cultos. Ele não tem prazer nos seus sacrifícios, cantos e música. O que ele quer é que cada um se sacrifique pela justiça.
      c) A infidelidade.
Não me ofereceram sacrifícios durante os quarenta anos no deserto, mas levavam Sacut (Maloc) seu rei, e Quijum (Renfão) a estrela de seu deus. Por isso os deportei para além de Damasco.

Am 6- Os ricos e as autoridades.
Ai daqueles que vivem no conforto em Sião, e só querem os nobres dos outros povos. Pretendem retardar o infortúnio, mas de fato apressam a violência. Javé disse a si: Aborrece-me o orgulho de Jacó, odeio seus palácios, por isso vou suscitar contra eles uma nação para oprimi-los.

Am 7- Três visões de Amós.
Visão (1) do gafanhoto, (2) do fogo devorador, (3) do prumo.
A última é uma profecia da deportação de Israel para a Babilônia.

Am 8- a) Quarta visão de Amós.
A cesta de frutos maduros, que simbolizava a invasão de Israel.
        b) Profecia sobre o fim das profecias. Virão dias que enviarei fome sobre a terra, fome e sede de ouvir a palavra do Senhor. Andarão errantes buscando-a, e não encontrarão.

Am 9- a) Quinta visão de Amós.
Visão do Senhor junto ao altar, que simbolizava a perseguição e morte dos israelitas pecadores.
          b) Oráculos e promessa da restauração de Israel e Judá.
________________________________________________________________________



VERSÃO DO LIVRO DE ABDIAS

a) Oráculo contra Edom.
A soberba transviou Edom. Ela que habita nas fendas das rochas (cidade de Petra), morada inacessível. Mesmo que seu ninho fosse mais alto, eu o precipitaria Edom (Esaú). Por abusar de seu irmão Jacó (Israel), Esaú será aniquilado e levado cativo.

b) Conselhos úteis.
Não se alegre com o azar do seu irmão, nem o insulte no dia de tristeza. Nem o saqueie após desventura. Nem entregue os sobreviventes. Porque no dia do Senhor você será tratado assim.

c) Mas sobre o monte Sião estarão os sobreviventes, será um lugar santo, e a casa de Jacó se recuperará.
________________________________________________________________________



VERSÃO DO LIVRO DE JONAS


Jn 1e2- Desobediência de Jonas.
O Senhor mandou Jonas profetizar em Nínive, mas ele tomou o navio para Tarsis. O Senhor provocou uma tormenta, e o navio ia afundar. Lançaram sorte, e Jonas foi o culpado. Jogaram-no no mar, e a tempestade passou. Um grande peixe o engoliu, e o vomitou na praia perto de Nínive.

Jn 3- Jonas em Nínive.
O Senhor mandou Jonas profetizar que a cidade seria destruída em 40 dias, se eles não se arrependessem. Eles creram, se arrependeram, jejuaram, e Deus os perdoou.

Jn 4- Jonas se indignou porque a cidade não foi destruída, e orou dizendo: Ah! Senhor é por isso que eu não queria vir, porque sabia que o Senhor ia perdoá-los, porque é bom e misericordioso.
       Jonas foi para um lugar retirado descansar. O Senhor fez nascer um pé de mamona para dar sombra. Ele gostou. O Senhor fez o pé de mamona secar, e Jonas não gostou. Então o Senhor disse: Você tem pena de um pé de mamona, que nem plantou! E não quer que eu tenha pena dos habitantes de uma cidade, que não sabem nem qual é sua mão direita ou esquerda?
_______________________________________________________________________



VERSÃO DO LIVRO DE MIQUÉIAS

Mq 1- Oráculo de censura à infidelidade da Samaria e Jerusalém.
Mq 2- Oráculo de censura à cobiça e a violência.
           O profeta que convém ao povo é aquele que fala palavras tolas.

Mq 3- a) pecado das autoridades.
        As autoridades devem saber o que é justo, entretanto odeiam o bem, e amam o mal. Têm horror à justiça, torcem tudo que é reto, e exercem o juízo por dinheiro.
          b) pecados da igreja.
         Desencaminha o povo, pois anuncia a paz a quem lhe dá algo, e a guerra a quem não dá. Só faz algo por dinheiro. Diz que o Senhor está no meio de nós, e a desgraça não nos atingirá.

Mq 4- a) Vamos à casa do Senhor, e ele ensinará seus caminhos, e andaremos por suas veredas. Porque de Sião sairá a doutrina, e de Jerusalém a palavra do Senhor.
           b) Libertação dos cativos.
Naquele dia reunirei os coxos, dispersos, estropiados, afastados, farei uma nação robusta, e o Senhor será o seu rei.

Mq 5- O Messias.
Tu Belém Efrata, tão pequena! É de ti que sairá o que vai governar Israel. Ele apascentará com o poder do Senhor, com a majestade do nome do Senhor, seu Deus, e virá a paz. E ele nos salvará do Assírio.

Mq 6- O Senhor entrou em juízo com seu povo, vem disputar com Israel. O que sacrificarei para o Senhor? Já te foi dito. O que convém ao Senhor é que pratique a justiça, que seja bom e humilde diante dele.
Temer (respeitar) o Senhor é sabedoria . Por isso, não trapaceie nos negócio, nem no peso e medida. Não minta, nem oprima, ou use violência. Senão será castigado.

Mq 7- a) O homem.
Desapareceram os homens piedosos e íntegros da terra. Suas mãos estão prontas para o mal. O príncipe exige um presente, e o juiz vende a sentença. Mostram abertamente sua cobiça. Não confie em colegas, nem em amigos, nem na esposa. Fique calado. Pois os filhos chamam os pais de loucos, e o inimigo está na própria casa.
           b) A esperança.
Mas eu espero no Senhor, meu Deus minha salvação, e ele me ouvirá. Não se alegre com minha queda, pois me levantarei. Se estou nas trevas, o Senhor será minha luz. Se sofro, é porque pequei. Espero no Senhor que me levará à luz, e verei sua justiça.
           c) A recuperação de Jerusalém.
Aproxima-se o dia que Jerusalém será reconstruída e habitada, pois seus filhos virão da Assíria e do Egito, guiados pelo Senhor. Pois o Senhor prefere usar a misericórdia, e perdoar o seu povo.
________________________________________________________________________



VERSÃO DO LIVRO DE NAUM

a) O Senhor é um Deus zeloso e vingador irascível, pois trata com rigor seus inimigos. Ele é paciente e poderoso, e não deixa impune o culpado. Ele é bom, e é um refúgio na tribulação. Ele conhece os que nele confiam.

b) Oráculo contra Nínive. Por mais fortes e numerosos que sejam os Assírios, serão ceifados sem dó. Se te afligi Israel, não afligirei mais. Vou tirar o jugo de ti, e romper suas cadeias. Ai de Nìnive cidade sanguinária, cheia de fraude e violência, e que quer guerra.

c) Eis que vem sobre as montanhas um mensageiro de boas novas, alguém que anuncia a felicidade. Nínive será destruída, e o Senhor restaurará o esplendor de Jacó.
_______________________________________________________________________


VERSÃO DO LIVRO DE HABACUC

a) Por que o Senhor mostra a injustiça, e contempla essa desgraça? Só há opressão e violência, discórdias e contendas. A lei está desacreditada, e não há mais justiça. Diz o Senhor: porque vou suscitar os caldeus para lhes fazer justiça.
b) Seus olhos Senhor são puros demais para ver o mal, e não vê o sofrimento. Por que olha para o ímpio e se cala? Não vê o malvado devorar o justo? Eis que sucumbem os que não têm a alma íntegra, mas o justo vive por sua fidelidade.
c) As cinco maldições: o vinho e o embriagado, o dinheiro e a dívida, a ganância e a injustiça, e a idolatria.
d) Oração do profeta. Deus, sua majestade cobre o céu, e a terra se enche de sua glória. Seu esplendor é deslumbrante como a luz, de suas mãos brotam raios. A calamidade avança diante de Deus, e a febre ardente lhe segue. Quando se levanta sacode a terra e a faz tremer.
________________________________________________________________________



VERSÃO DO LIVRO DE SOFONIAS

a) Oráculo contra Judá e Jerusalém. Estenderei minha mão e acabarei com tudo o que resta de Baal neste lugar, inclusive os que se desviaram, e não buscam o Senhor. Busquem o Senhor os humildes da terra, e observem suas leis, a justiça e a humildade, para estar no seu abrigo no dia de sua cólera.

b) Oráculos contra os filisteus, Moab, Amon, Etiópia e Assíria e Jerusalém.

c) Promessas para Jerusalém. Então darei lábios puros ao povo para me invocar, e se reunir em seu nome. Então Israel fugirá do mal, e não mentirá; porque será apascentado, e repousará em paz. Solta gritos de alegria Jerusalém, porque o Senhor revogou sua sentença, e afastou seu inimigo. O Senhor é seu rei, e está no seu meio como salvador!
________________________________________________________________________



VERSÃO DO LIVRO DE AGEU

a) Primeiro oráculo. O povo habita em casas confortáveis, mas não reconstroem o templo.
Disse o Senhor: pense no que faz. Semeia muito e colhe pouco. Come e tem fome, bebe e tem sede. Veste-se e sente frio. Frustro sua colheita porque cuida de sua casa, e se esquece da minha.
            Então reconstruíram o templo.

b) Segundo oráculo. O esplendor do templo reconstruído será maior que o do anterior, e nele reinará a paz.

c) Terceiro oráculo. O Senhor adverte aos dirigentes que trabalham na reconstrução do templo com as mãos impuras. E promete bênçãos e fartura ao povo pela reconstrução do templo.

d) Quarto oráculo. Bênçãos para Zorobabel, governador de Judá.
________________________________________________________________________


VERSÃO DO LIVRO DE ZACARIAS
(visões de Zacarias)
Zc 1- a) Conversão.
Diz o Senhor: voltem para mim, e voltarei para vocês. Seus pais não me ouviram, e não deixaram as más ações. Depois que sofreram é que entenderam que eu os tratei como mereciam. Não sejam como eles.
          b) Visão dos cavalos.
Vi um homem montado em um cavalo vermelho, e outros cavaleiros o seguia. Eles são os mensageiros que o Senhor enviou para percorrer a terra. O Senhor disse: amo Jerusalém e Sião, mas me irritam os indolentes. Por isso olho para Jerusalém cheio de compaixão, e farei reconstruir minha casa. As cidades voltarão a ser ricas, pois o Senhor será a consolação de Sião.

Zc 2- A libertação de Judá do cativeiro.
Vi quatro chifres, eles dispersaram Jerusalém e Judá, mas serão destruídos. Vi também um homem medindo Jerusalém, não precisa, pois Jerusalém vai se expandir para fora dos muros, porque os exilados voltarão, e habitarão nela. E Javé disse: Eu mesmo serei para ela um muro de fogo, a protegerei, e serei a sua glória. O Senhor possuirá Judá como seu domínio, e Jerusalém sua cidade escolhida.

Zc 3- O Gérmen.
Vi o sacerdote Josué diante do anjo do Senhor. O Senhor pediu para trocar as roupas sujas, revestiu Josué de roupas de festa, e lhe pôs uma tiara na cabeça. E disse: ‘Se andar nos meus caminhos e me for fiel, governará a minha casa’, e ‘Então farei vir o meu servo Gérmen’.

Zc 4- Reconstrução de Judá por Zorobabel.
Vi um candelabro de sete lâmpadas, entre duas oliveiras. E o anjo me disse: Este é um oráculo para Zorobabel: Não pelo poder, nem pela violência, mas pelo meu Espírito é que tudo se cumpre. Zorobabel fez as fundações, e terminará a construção. E as duas oliveiras? Elas são os dois ungidos de Javé, que dão assistência na terra.

Zc 5- Vi um livro que voava. Isto é a maldição, e todo ladrão e perjuro será expulso da terra.
         Vi um efá. Isto é a iniqüidade, que será mandada de volta para a Babilônia.

Zc 6- Vi quatro carros. Diga ao sumo sacerdote Josué, filho de Josedec: Eis o homem cujo nome é Gérmen, pois algo vai germinar da sua linhagem, e reconstruirá o templo do Senhor.

Zc 7- O que Deus quer.
Os sacerdotes perguntaram se deveriam jejuar, e chorar pelo exílio no quinto mês do ano. O Senhor respondeu: fazem isso por sua conta, pois eu não mandei. O que eu quero é justiça, bondade e compreensão, respeito à viúva, ao órfão, ao estrangeiro e ao pobre, e não tenham maldade no coração.

Zc 8- Vou libertar o meu povo do exílio, e trazê-lo a Jerusalém. Será o meu povo, e serei o seu Deus, na fidelidade e na justiça. Agora farei com que tudo prospere. Meu povo foi objeto de maldição, mas vou libertá-lo e abençoá-lo. Resolvi fazer o bem a Jerusalém, e à casa de Judá. Eis o que devem fazer: não mentir, julgar segundo a justiça e a sinceridade, não ser maldoso, não jurar falso, porque sou contra tudo isso. Nestes dias os estrangeiros tomarão o judeu pela orla do manto e dirão: ‘queremos ir com você, porque sabemos que Deus está com você’.

Zc 9- Oráculos de paz.
O inimigo não oprimirá mais meu povo, pois vigiarei suas entradas e saídas. Exulta de alegria Sião, pois seu rei vem aí, justo e vitorioso. Ele é simples, e vem montado num jumento. Ele extinguirá os carros e os arcos de guerra, e proclamará a paz entre as nações. Voltem para sua terra, você que vive de esperança, e eu lhe indenizarei em dobro.

Zc 10- Deus e os ídolos.
O Senhor faz brilhar o relâmpago, dá a chuva, e o alimento ao homem . Os ídolos deram falsos oráculos a Judá, e os adivinhos tiveram falsas visões, por isso o povo se perdeu, e se pôs a vagar por falta de pastor.

Zc 11- O mau pastor.
Diz o Senhor: O mau pastor leva as ovelhas ao matadouro sem nenhuma compaixão. E os vendedores dizem: Estou rico! Bendito seja o Senhor! O mau pastor não cuida das ovelhas doentes, não busca as perdidas, não trata as feridas, não apascenta a sã, e lhe arranca as unhas para engordar para depois ele comer. Ai do mau pastor!

Zc 12- A libertação do cativeiro.
  Diz o Senhor: Farei Jerusalém cobiçada pelos povos, mas ela será uma pedra pesada, e quem pegá-la será esmagado, assim todos reconhecerão que a força de Jerusalém está em seu Deus, que primeiro libertará Judá e depois Jerusalém. Derramarei sobre Jerusalém o Espírito de graça e prece, e olharão para mim como um filho único traspassado, e chorarão.

Zc 13- A extinção da profecia em Jerusalém.

Zc 14- O dia Apocalíptico do Senhor.
Jerusalém será atacada pelos povos, e destruída. O Senhor a defenderá. Pisará no Monte das Oliveiras, que se dividirá em dois formando um vale. Então fugirão por este vale para o local do julgamento. Não haverá dia nem noite, e as águas correrão de Jerusalém para os mares do leste e do oeste. O Senhor será o único Deus, e reinará na terra, e Jerusalém terá segurança. Os povos que a atacaram apodrecerão em pé. Haverá pânico entre eles, e se atacarão entre si. E todos adorarão o Senhor.
________________________________________________________________________




VERSÃO DO LIVRO DE MALAQUIAS
(para a igreja)
Ml 1- Para a igreja.
Diz o Senhor ao sacerdote: O filho respeita o pai, e o servo o senhor. Se me considera pai: Onde estão minhas honras? Se sou Senhor: Onde está o temor que deveria ter? Suas ofertas não me agradam, pois me oferece alimentos impuros, animal roubado, cego, doente e coxo.

Ml 2- Aviso aos sacerdotes, que se não me respeitarem, trocarei as bênçãos que derem, por maldições. Vocês se desviaram do caminho reto, e são causa da perdição de muitos.

Ml 3- O dia do Senhor para a igreja.
    a) Vou mandar meu mensageiro para preparar meu caminho. E virá o Senhor que esperam, o anjo da aliança. Ele já vem. Vai purificar os filhos de Levi, e suas oferendas voltarão a ser agradáveis para mim.
   b) Virei para julgar suas questões. Punirei os mágicos, adúlteros, perjuros, os que retêm o salário, oprimem a viúva e o órfão, maltratam o estrangeiro, e não temem o Senhor, enganam nos dízimos e ofertas.
    c) Diz que é trabalho perdido servir o Senhor, e nada ganha com a obediência às suas ordens. Tem por ditosos os arrogantes, e multiplicam-se os injustos. Tentam a Deus, e escapam do castigo.
   d) Juízo.
    Mas ouvi atento, e escrevi no livro o nome dos que me teme, e respeitam meu nome. Eles serão para mim um bem particular, no meu dia. Dia em que verão a diferença entre o justo e o ímpio, entre quem serve a Deus, e quem não serve. No meu dia, todos os maus queimarão feito palha, e sobre os que me teme levantará o sol da justiça, que traz a salvação em seus raios. Lembre-se de Moisés e de Elias, para que se convertam, e eu não precise mais ferir a terra.


Voltar ao Índice
________________________________________________________________________

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente resumo dos livros dos profetas ditos menores.

Flavio disse...

Parabéns!!! excelente resumo, bem didático.

Menu

_____________________________________________________________________________

Escolha